DIA 22 - AS PROTEINAS


DIA 22
🥩🥚🍗 🥛A PROTEÍNA 🥑🌽🌰🥦


O dilema dos tempos modernos: dum lado da mesa os “carnívoros”, do outro os “vegan”, na outra esquina os vegetarianos e companhia, e na outra ponta os defensores do WPBF (whole plant based foods - dê uma vista de olhos aos movimentos: Food Revolution e Food Matters, Michael Pollan... ou seja: dieta à base de plantas e alimentos integrais e naturais).

- De que lado fica ???

Vamos aprofundar um pouco mais a reflexão:
As proteínas são macronutrientes essenciais que estão envolvidos na formação e manutenção dos tecidos e órgãos do nosso corpo.

PODEMOS IR BUSCAR PROTEÍNA AOS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL OU DE ORIGEM VEGETAL (PLANTAS, LEGUMINOSAS, CEREAIS E SEMENTES).

A escolha é pessoal, e baseada nas nossas necessidades e de determinada fase do nossa vida (jovens, adultos, grávidas e doentes tem necessidades específicas e diferenciadas).

A PROTEÍNA ANIMAL e seus derivados integram o grupo de alimentos acidificantes e o seu consumo está relacionado com uma maior inflamação e o aparecimento de certas doenças crónicas.

A PROTEÍNA VEGETAL deve ser diversificada e combinada para providenciar a cadeia completa de aminoácidos essenciais.

Assim, o desafio é que consigamos experimentar as diferentes variações e deixar que seja o corpo a dizer-nos o que precisa e deseja.
Por vezes eventos oportunos fazem-nos mudar de hábitos. Mas por vezes é apenas uma voz interior que começa a dizer-nos algo, cada vez que optamos por aquilo que não serve os nossos melhores interesses.

O QUE TROCAR ? ABANDONAR?

1. Para os que se alimentam de proteína animal:
. Reduzir a quantidade de proteína, pois apenas precisamos de uma pequena dose diária para suprimir as nossas necessidades (e nem sequer precisamos dela diariamente sabia?).

Veja a partir de agora a proteína como um complemento à sua refeição maioritariamente verde e repleta de vegetais e legumes...

. Compre apenas alimentos de primeira qualidade (vai precisar de menos quantidade certo?) - compre orgânico, selvagem, caseiro, de pastorio, etc. Desta forma elimina do seu organismo todos os malefícios associados à produção massiva destes alimentos: hormonas induzidas, antibióticos, aditivos, etc.

. Se puder comece a eliminar por esta ordem: a partir de hoje já - carne processada (🥓🌭🍔), depois 🥩, 🧀, 🍗 , 🥛,🍤, 🥚, ...

2. Para os que se alimentam de proteína vegetal:

. Evite “carne falsa” - os hambúrguer, salsichas e carnes feitas com plantas 🌱 mas altamente processados.
Se quiser um hambúrguer faça de feijão ou cogumelos, se quiser uma lasanha ou bolonhesa faça de beringela 🍆 ou cogumelos 🍄...

. Faça combinações inteligentes para obter aminoácidos completos: leguminosas + cereais 🍚 + frutos secos e sementes.

. Encha a despensa de alimentos ricos em proteína: sementes de cânhamo, 🥑, spirulina, quinoa, chia, levedura.








... bom, para finalizar - vamos ao dilema resolvido... 🤔por mim, seria assim:

- Os carnívoros deviam dar a oportunidade a outras formas de comer - talvez até de repente comecem a sentir-se melhor e o corpo envie sinais de que gosta mais disso 🙌🏼 🙌🏼...

- Os vegan deviam deixar de difundir que estão no melhor lado da mesa - porque também comem comida de lixo (🍟 são vegan 😂)...

- Os vegetarianos e todos os outros mil e um nomes deviam juntar forças e escolher uma palavra que abraçasse todos os estilos, em vez de aparecer uma nova moda a cada temporada.

- E eu votava no último grupo, o movimento pela alimentação equilibrada e diversificada, natural, consciente e isenta de produtos processados.

(Todos os créditos desta informação e aprendizagem são para Food Matters 🙏🏼 )





Mensagens populares