DIA 21 - O SAL
Na realidade, o sal é benéfico para a saúde pois o sódio é um dos minerais essenciais para manter o equilíbrio dos fluidos.
O problema está, quer no consumo excessivo, quer (mais uma vez) no consumo de sal 🧂 refinado, processado e industrializado.
O sal refinado é tóxico para as células, destabiliza a pressão arterial, perturba o sistema endócrino (equilíbrio hormonal) e está associado à celulite 😬, pedras nos rins e reumatismo.
O SAL 🧂 BOM ... ajuda a regular a pressão arterial, regula a acidez, é essencial para a digestão e equilibra as glândulas adrenais.
O SAL 🧂 BOM... pode ajudar em crises de tosse seca, catarro, congestão nasal e sinusite. Previne a ocorrência de espasmos musculares (caimbras), e varizes, e interfere com a qualidade do sono.
Mas... nem só de sal vivem as nossas papilas gustativas 😋!
E trocar o sal por outros ingredientes com propriedades terapêuticas pode ter benefícios acrescidos:
TROQUE O SAL POR ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS...
podem enaltecer os sabores dos ingredientes e dos cozinhados, despertam os sentidos e temperam a nossa vida de mil sabores distintos ...
Algumas delas tem poderes mágicos e operam maravilhas no nosso corpo!
Dê a oportunidade a que entre na sua cozinha, uma pitada de:
Pimenta preta ou de Caiena, alho, gengibre, açafrão, cúrcuma, paprika, cominhos, cravinhos, menta, salsa, coentros, tomilho, orégãos, rosmaninho, erva príncipe, mostarda, basílico, piri-piri, noz moscada, louro, canela, baunilha, etc....
Outra forma de temperar “salgado” são: as algas, o miso e o tamari.