menopausa e alimentação


MENOPAUSA E ALIMENTAÇÃO

A menopausa é o período que determina o fim da função reprodutiva na mulher e está geralmente conotada com uma carga negativa que é preciso combater, sobretudo através de uma nova atitude mental e de uma ajudinha razoável da alimentação.
Os ovários deixam de funcionar, em média por volta dos 50 anos, e as hormonas estrogénio e progesterona deixam de ser libertadas, provocando uma serie de alterações físicas, fisiológicas e psicológicas na população feminina, tais como: aumento de peso, afrontamentos, mudanças de humor e cansaço físico. Isto para além de aumentarem também os riscos de doenças cardiovasculares, colesterol e osteoporose.
Já estão a ver então, como é que a alimentação pode ser aliada quer no tratamento, quer na prevenção dos sintomas da menopausa.
Em primeiro lugar, evitar o que faz mal: fritos e gorduras, doces e açúcares, hidratos da categoria branca, sal, produtos de conserva, refrigerantes, café e álcool em excesso.
Depois, começar a incluir propositadamente alimentos de alto valor biológico: hidratos integrais, frutas e vegetais em abundância, proteínas de boa qualidade, água em quantidade. Escolher sobretudo alimentos ricos em vitamina E, C e D, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selénio, ómega 3 e betacarotenos, pois ajudam a combater os desconfortos da menopausa.
Sendo a osteoporose o principal problema de saúde desta fase, os melhores aliados para a sua prevenção são os alimentos ricos em cálcio, fosforo e magnésio, associados à vitamina D. As melhores fontes são os vegetais de folha verde escura, os peixes de água fria, sementes e oleaginosas, leite e derivados.
Saiba também que os alimentos ricos em magnésio ajudam a combater o mau humor, e a vitamina E ajuda a atenuar as ondas de calor incomodativas.
As suas refeições devem passar a incluir: sementes e oleaginosas, destacando-se a linhaça e a castanha do Pará; citrinos; cereais integrais; grãos e leguminosas; ovos; vegetais de folha escura; salmão, atum e sardinha; e a soja e seus derivados.
Para terminar, junte-se um fruto peculiar, que pelas suas propriedades calmantes, nos é recomendado – o maracujá. Dizem que o sumo, adoçado com mel de abelha, faz milagres...

A RECEITA QUE ACOMPANHOU ESTE ARTIGO, ESTÁ AQUI:
http://maminacozinha.blogspot.com/2012/05/cenouras-caramelizadas-com-laranja-e.html

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 15 de junho de 2012






  

Mensagens populares