Primavera


NUTRIR A PRIMAVERA
A Primavera bateu-nos à porta, embora bem leve, levemente desta vez, pois parece que o frio insiste em fazer-nos companhia por mais uns tempos do que é habitual em Macau.
Contudo os sinais da nova estação já se sentem por todo o lado, seja nas folhas e flores que brotam em cada canteiro, seja na chilreada que se ouve em cada copa de árvore, deixando-nos surpresos com a manifestação da natureza nesta cidade desinquieta.
Com a chegada da primavera é tempo de voltar a abrir portas e janelas, arejar e renovar, deixar entrar uma energia mais activa. Com a despedida do inverno desvanece-se a energia Yin e resplandece a energia Yang que atingirá o seu máximo no verão.
Em cada mudança de estação é preciso desintoxicar e limpar o organismo do que se acumulou na estação anterior. É também tempo de refazer a despensa e colocar nela os produtos que melhorem se adequam à época. Produtos refrescantes, à base de água, de cor verde predominante, frutas frescas e legumes crus, chás calmantes como o chá verde, de hortelã ou carqueja, e alimentos yin ou neutros.
Segundo a medicina tradicional chinesa o órgão a que temos que dar mais atenção na primavera é o fígado, por isso devemos abrandar o consumo de alimentos ácidos, tais como, as proteínas animais, os citrinos, o vinagre, o alho, as gorduras e fritos, o açúcar, o café e o álcool.
Temos que reforçar o consumo de alimentos alcalinos escolhendo alimentos Yin (refrescam e acalmam), tais como frutas e vegetais. Assim, na primavera devemos eleger uma alimentação à base de saladas, refogados leves e massas simples, pratos temperados de azeite virgem e ervas aromáticas frescas; frutas frescas que são na sua maioria laxativas fazendo o efeito de limpeza e desintoxicação do organismo; e rebentos de sementes, se tal for possível, para revigorar a nossa energia vital pois são verdadeiras concentrações de enzimas essenciais. Fazem ainda parte deste grupo os peixes e mariscos, que tão bem sabem nesta época.
E nada de muito salgado nem muito quente – temperatura ambiente e amena tal como o tempo se espera lá fora.
PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 25 de Março de 2011

Comentários

Mensagens populares