pãezinhos de páscoa

Estes pãezinhos fazem lembrar os folares de páscoa, por serem pouco ou nada doces e podem ser comidos com doce ou queijo, ou simples apenas. Foram adaptados de uma receita que apanhei numa revista de culinária - easycook - e o seu autor é um tal de Paul Hollywood, um juiz do programa de TV "the great british bake off".

Atenção: demoram uma eternidade, por isso se não tiver, no mínimo,  4h disponíveis nem se atreva...

Na receita original usaram leite, mas como eu tinha acabado de fazer queijo fresco usei o soro do leite e ficaram super-macios.

Também fiz outras alterações, como é hábito, nos procedimentos, como por exemplo - usar a máquina do pão para facilitar a tarefa de amassar e controlar os tempos de levedar, por isso, o resultado foi este:

PÃEZINHOS DE PÁSCOA

Coloque na máquina, por ordem:
300 ml de soro de leite (ou leite) morno
50 gr de manteiga
1 colher de chá de sal
75 gr de açúcar amarelo
1 ovo batido
500 gr de farinha
1,5 cc de fermento de pão

Deixe o programa prosseguir, seleccionando o programa mais extenso que a sua máquina tiver (normalmente pão de mistura).

A meio do processo junte frutos secos (neste caso só juntei passas e ananás porque tinha acabado os stocks de outros frutos).

Deixe o programa prosseguir até à última fase, parando antes de cozer (são quase 3h). 
Nesta altura, retire a massa da maquina, forme em pãezinhos e deixe a levedar em local morno por mais 45 a 60 minutos.

Leve ao forno a cozer.


A receita original é muito mais complexa, mas assim resultam muito bem, e com metade do trabalho. Apenas tive que acrescentar mais farinha a meio do processo porque a massa estava muito mole, mas isso pode depender das farinhas, por isso calcule os 500 gr indicados e depois vá acrescentando se precisar. Se por outro lado a massa estiver pouco maleável, então adicione mais leite aos poucos.

Mensagens populares