beringela estufada

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 9 de dezembro de 2011


SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Parafraseando um estudo relacionado com a problemática da saúde e a alimentação, lido algures: Actualmente, há evidências epidemiológicas de que a melhoria da alimentação apresenta um grande potencial para prevenir as doenças da actualidade.
Algumas das maiores preocupações com a saúde dos dias de hoje estão relacionadas com doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol, diabetes, arteriosclerose, obesidade, cancro, alergias do foro respiratório, stress e depressão.
Já aqui afloramos alguns temas, como a osteoporose, o cancro, a hipertensão, a tensão baixa, e até falamos das constipações.
Penso que ainda há espaço para falarmos de mais algumas, mas comecemos por uma vertente histórica do facto.
As doenças de que aqui falamos começaram a revelar números preocupantes a partir da revolução industrial. Até essa data, a alimentação dos povos era mais natural e os alimentos menos manipulados, mas com a modernização iniciaram-se uma serie de procedimentos como coar, descascar, enlatar, refinar, conservar, processar…
Estas manipulações deram origem ao aumento de problemas de saúde relacionados com a alimentação. Por exemplo, na América e em Inglaterra, antes de 1920 eram raras as alterações cardíacas. Já a obesidade, que no século XVIII só afectava os ricos, hoje em dia é um flagelo alarmante em qualquer sociedade e a causa de múltiplas doenças.
Esta transformação deve-se ao facto de a industrialização, por um lado, retirar aos alimentos os seus principais nutrientes, e por outro lado, os procedimentos intoxicarem a maioria dos alimentos manipulados.
Assim, devemos ter sempre em mente que os alimentos naturais são mais saudáveis que os outros e devem ter a nossa preferência. Em vez de açúcar refinado escolha açúcar cristalizado, em vez de conservas de leguminosas escolha em grão, em vez de sumo de pacote escolha a fruta, e por ai adiante…


 ESTUFADO DE BERINGELA
Pique uma cebola, e 2 dentes de alho e aloure numa porção de azeite com uma folha de louro. Junte 2 tomates grandes picados e apure. Corte uma beringela em fatias de meio cm e coloque por cima do molho de tomate, tempere de sal, pimenta, ervas aromáticas ou coentros frescos e regue com um pouco de vinho branco e azeite. Tape e deixe ficar a apurar. Sirva como acompanhamento ou como prato único a acompanhar pão torrado com manteiga de alho picado ou com arroz.

Mensagens populares