pressão baixa e um bolo africano...


Manter a pressão sanguínea nos níveis normais é um sinal de bem-estar e saúde e significa que o coração está a desempenhar o seu papel de forma adequada e os nutrientes e oxigénio estão a chegar a todas as células do nosso corpo.
Ora, quanto à hipotensão, ou tensão baixa, diz-se que a mesma exibe valores de pressão sanguínea normalmente inferiores a 90/60 mmhg.
Na generalidade, a tensão baixa não é doença, estando associada a uma vida longa e saudável. Ou seja, aqueles que se queixam desta maleita estão de coração protegido, ao contrário dos hipertensos.
Os sintomas mais frequentes são as tonturas e desequilíbrios, enjoos, visão turva, cansaço, sonolência, sensação de fraqueza ou desmaio.
As causas mais comuns são: o calor, desidratação, questões posturais (hipotensão postural – levantar de repente, por ex.), alimentação deficiente, infecções, insuficiências cardíacas, traumatismos, ou, falta de potássio.
Tal como tínhamos visto para a tensão alta, para a tensão baixa também os elementos equilibradores do organismo são o potássio e o sódio.
A medicina oriental recomenda a ingestão de alimentos ricos em potássio, tais como: feijões e grãos, banana, melão, citrinos, frutos secos (damasco, tâmaras, ameixa, passas, amêndoas, amendoim, pinhões), soja, tomate, pepino, batata, coco e chás quentes de mel, canela e gengibre.
O bacalhau e o café em pó também têm aqui um bom desempenho, assim como alguns temperos: louro, orégãos, pimenta, noz-moscada e o gengibre.
Para os hipotensos é importante hidratar bem o organismo – beber água, sumos naturais ou chás em quantidade suficiente e adequada à actividade física e ao clima/ temperatura. Rematando com uma alimentação equilibrada e regrada, à base de frutas e vegetais, e nada de jejuns superiores a três horas.
… E, exercício físico regular, que é bom para tudo, mas sobretudo a ajustar estados emocionais, dando-nos aquela sensação de lifting imediato. É que, segundo consta, a depressão é muitas vezes confundida com baixa de tensão. E nada melhor que a libertação de umas quantas endorfinas e serotinas (substancias responsáveis pela sensação de bem estar físico e mental), para por tudo no seu devido lugar.
A sugestão, com esta conversa, só podia ser um bolo, de coco e mandioca para levantar o astral emocional, pois então…

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 2 de dezembro de 2011

 BOLO MOLHADO DE COCO E MANDIOCA
INGREDIENTES:
2 chávenas de leite, 1 chávena de açúcar, 1 chávena de farinha de mandioca, 1 chávena de coco ralado, ½ chávena de farinha de trigo, 3 ovos, 1 colher chá baunilha, 2 colher chá fermento, 2 colher sopa manteiga, pitada de sal.
PROCESSO:
Bata o açúcar com a manteiga, junte os ovos, o coco, o leite, as farinhas com o fermento, a baunilha e o sal. Mexa bem ou use a batedeira (deve ficar uma massa mole, se precisar junte mais leite). Leve ao forno durante 40 minutos a cozer.

Mensagens populares