a estação da constipação

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL: TRIBUNA DE MACAU, a 18 de novembro de 2011
Estamos a começar a sentir o fresco dos primeiros dias de Inverno, embora, aqui em Macau, mais pareçam de Outono. E com eles as primeiras gripes e constipação começam a apoquentar os nossos dias e noites.
É agora que aparecem também as campanhas de sensibilização e avisos para a tomada de vacinas gripais. E com elas, a comum divisão de opiniões, entre Adeptos, Contra e Indecisos.
Não vou dizer-vos qual a minha opinião (ela não interessa nada para aqui), mas deixo-vos o fragmento de um artigo que achei interessante. E se estiverem interessados em ler o original podem consultar a página www.naturalnews.com (winter flu shot).
São indicações que podem ajudar a lidar com os períodos de nariz fungoso e garganta a arranhar, através da melhoria do sistema imunitário:
Apanhe sol, vá passear, faça um piquenique ou uma caminhada na praia ou na montanha ou fique na espanada a aquecer (vai precisar dessa vitamina D).
Exercite-se – corra, ande, dance, mexa-se… andar 3 vezes por semana ajuda o sistema linfático a limpar o organismo de impurezas e melhora o sistema imunitário.
Be more cool – medite, entre em zen, ouça a sua música favorita, contacte com a natureza, ria-se, despreocupe-se – o stress diminui a imunidade.
Durma mais, em qualidade, não necessariamente em quantidade.
Coma menos açúcar, refrigerantes, doçaria, etc., pois o açúcar reduz a capacidade de resistir a infecções.
Use mais alho e cebola na cozinha, dois anti-virais e anti-bacteriais, que mantêm longe os agentes que causam gripes e constipações: vírus e bactérias.
Tome probióticos naturais: legumes, soja, produtos lácteos ou cereais fermentados. Falamos de tofu, miso, kefir, iogurte caseiro, salmouras e vinagretas (pickles). 
Tome vitaminais e minerais naturais. Vitamina C – tanto protectora como curativa, está nos frutos e vegetais crus, como a goiaba, manga, laranja e limão. O zinco, igualmente protector, pode ser encontrado na companhia das proteínas, sementes de abóbora e no sal marinho natural.
Proteja-se bebendo uma infusão de flor de cone (equinácea). Tem propriedades imuno-estimulantes e afasta constipações.
E se, mesmo assim, o pingo teimar em cair da ponta do nariz, tome xarope de bagas de sabugueiro. Está clinicamente comprovado que ajuda a curar estados gripais normais, mas não é um medicamento e não tem efeitos secundários.
E viva o Inverno mais desentupido de sempre…


SALADA DE GRÃO E ATUM COM CEBOLADA ROXA
Coza 2 batatas aos quadrados e 3 ovos e junte uma lata de grão cozido. Escorra 2 latas de atum e desfaça-o.
Pique dois dentes de alho e uma cebola roxa grosseiramente e leve com uma boa porção de azeite ao lume até amolecer e ficar transparente. Junte dois pés de cebolinho picados, tempere de sal, pimenta e vinagre balsâmico.
Deite numa taça a batata, o grão, o atum, os ovos picados. Regue com a cebolada, mexa e sirva à temperatura ambiente com salada de vegetais crus ou bak-choi (couve) cozidas.

Mensagens populares