7/7 dias sem glúten
DIA 7:
O dia de balanço final, o dia em se pesa os prós e os contras desta experiência.
Sinto-me bem, super bem mesmo, ao fim destes 7 dias sem glúten, sinto como se sente uma pilha desgastada que de repente é colocada no carregador e sente um impulso de carga positiva...
Perdi a sensação de estar "cheia"... perdi o hábito de olhar para o pão e comer - só porque sou gulosa!
A parte mais difícil acontece quando como fora de casa, é preciso fazer um quadro mental dos ingredientes daquilo que escolho e verificar se está isento de glúten.
De resto, em casa, e quando somos nós a comprar os ingredientes, há tanta escolha boa disponível que não se passa nenhum mau bocado, pelo contrário, como o desafio também incluía a exclusão de alimentos processados intitulados "glúten free", centrei a minha atenção em alimentos completos, o mais naturais possível e assim não há como errar!
Resultado, comi muito bem esta semana, e isso reflectiu-se na tal sensação de estar bem, sem trair o processo e exercendo a vontade própria para comer de forma mais consciente (uma espécie de comer com atenção plena).
Ao longo dos 7 dias o maior desafio foi ultrapassar o vicio do pão, mas por coincidência, através de um comentário no Instagram (obrigada @mar_impressions...), cheguei hoje a uma página de receitas de pão com um aspecto mega-apetitoso, e com a promessa de "o melhor pão sem glúten do mundo" (em: glutenfree.pt).
Sem dúvida, vou experimentar este e outros que já lá espreitei...
Eis o que comi hoje:
Ao pequeno-almoço (11h da manhã) / brunch:
Lentilhas com salada de agrião, espinafres, rúcula e alface com sumo de limão.
Ao almoço (@rawlicious):
Sopa de Milho e Caril Verde Tailandês de vegetais com arroz integral
Ao jantar, (coisa rara, bife, depois explico porque):
Bife em frigideira de ferro, batatas assadas com açafrão, salada com ananás.
Amanhã, para encerrar o capitulo do Glúten, irei resumir alguma informação "teórica" que seja mais relevante para todos os que queiram experimentar fazer uma alimentação livre de glúten.