3/7 dias sem glúten

 DIA 3:


Hoje foi um dia desafiante, passei a maior parte do dia fora de casa e tornou-se difícil manter permanentemente o foco em excluir o glúten das opções alimentares. 

Reparei que as ofertas são muito reduzidas. De manhã tive uma reunião num café local e só havia bolos e pães (com glúten). Apesar de ter tomado um reforçado pequeno-almoço em casa, quando se aproximou a hora de almoço comecei a olhar para as prateleiras e não havia a mínima hipótese de alguma coisa me servir.... resultado, volta para casa depressa e come!!

ALMOÇO: CARIL DE VEGETAIS E SOPA DE COUVE-FLOR

A seguir ao almoço parei num café, antes de ir para outro compromisso, para aquecer um pouco (estamos com uma sensação térmica de 5 graus Brrrrr....). Bem, ali o empregado pergunta amavelmente: quer uma fatia de bolo com o café? - Não obrigada, (esta semana não posso)...

Ao jantar o desafio: - Vamos jantar fora? Tailandês? 

Vamos lá, a ideia era ir aquecer por dentro com uma sopa picante Tom Yum. Passei em revisão os ingredientes desta sopa pela mente e pensei que estava safa... Vamos lá!

Abdiquei dos crepes e fritos (polme de farinha) e fiquei pela sopa, pelos vegetais (morning glory) e um caril. Ah, pois, também tive que abdicar da cerveja!

Aqueceu o corpo e a alma... resisti a dar uma dentada nos crepes. Missão cumprida!

Ao reflectir sobre este dia, não consegui deixar de pensar nas pessoas que se deparam com doença celíaca e outras sensibilidades desta ordem, pois o que eu fiz hoje foi tranquilo na medida em que não tenho que me preocupar com contaminações transversais e com ingredientes escondidos. Mas estas pessoas tem que ter cuidados redobrados e deveria haver mais escolha e informação disponível para os clientes.

Também notei que era importante fazer-me acompanhar sempre de uma boa porção de sementes e frutos secos, assim terei sempre à mão algo que engane a fome, dê energia ou adoce a boca.


Mensagens populares