tofu condimentado na wok

Fiz esta receita pela segunda vez, mas ficou a milhões de anos luz relativamente à primeira experiência - para melhor, garanto!
Também confesso que estive menos à-vontade a inventar as quantidades e ingredientes usados... mas não deixei de fazer as minhas adaptações, claro!

É vegetariana, é de tofu, é de tempero asiático...

TOFU CONDIMENTADO
Corte uma tigela de quadrados de tofu e tempere com a seguinte mistura de especiarias:
2 colheres de chá de cominhos, 1 colher de sopa de pimentão doce (paprika ou colorau), 1 colher de chá de gengibre ralado, sal, pimenta, 1 colher de sopa de açucar.
Deixe marinar durante 30 minutos, enquanto prepara os vegetais.
Pode fazer a sua própria selecção, eu desta vez usei: um quarto de pimento vermelho, amarelo e verde,cortados em rectangulos, 1 curgete cortada em quartos, 1 mão cheia de feijão verde cortados em três.
Deite uma colher de sopa de óleo de canola na WOK e frite os quadrados de tofu durante 3 a 4 minutos em lume forte. Retire e reserve.
Limpe a wok com papel de cozinha e deite mais uma colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de alho picado e 3 pés de cebolinho picados. Frite 2 minutos e junte os vegetais.
Salteie os vegetais por cerca de 6 a 8 minutos, mexendo sempre, e em lume médio. Rectifique os temperos.
Junte o tofu, uma mão cheia de pinhões e uma colher de chá de sumo de limão.
Sirva de imediato com arroz branco.


Retirado e adaptado do livro: Manual prático de cozinha vegetariana (um verdadeiro tratado para os adeptos desta cozinha).

Mensagens populares