salada de cuscuz com legumes grelhados (JAMIE OLIVER)

Este Jamie é um querido e um furacão na cozinha...Identifico-me com ele, sim senhor, sobretudo pela forma natural como ele se movimenta na cozinha, sem salamaleques nem quiproquós…
A mim, nunca me poderiam filmar porque não tenho aquela graça a mexer nas coisas com as mãos e a limpar as mãos ao avental...

As suas receitas são criativas, espontâneas, simples, e apetitosas, claro!!
Mas mais do que a sua criatividade, enalteço o seu nobre trabalho na área da comunicação social, e a sua campanha de alerta para a forma negativa como nos alimentamos nos dias de hoje, e as suas acções nas escolas e junto da população norte-americana, com o objectivo de alertar tudo e todos para a relação entre a alimentação e saúde da população e particularmente das crianças.
Esta é uma causa importantíssima nos dias de hoje e quem quiser saber mais vá a:
http://www.ted.com/talks/jamie_oliver.html

…e não é preciso dizer mais nada...
Hoje vou deixar-vos aqui uma receita de um dos seus livros que a minha amiga T. me deixou cuscar...
…e a receita é mesmo de cuscuz!



CUSCUZ COM LEGUMES GRELHADOS
de Jamie Oliver, do livro «regresso à cozinha»

½ pimento vermelho queimado no bico do fogão e pelado (ponha dentro de um saco de plástico para suar e a pele queimada sair mais facilmente).
Pontas de espargos e curgetes e beringela às rodelas, grelhados no forno ou grelhador.
2 chalotas laminadas ou em rodelas.
1 malagueta sem sementes e cortada em tiras finas.
1 tigela de cuscuz.

Prepare o cuscuz deitando na tigela a porção necessária e juntando água quente até cobrir, temperar de sal e pimenta e deixar secar. Separar com um garfo e deixar arrefecer.
Depois de grelhar os legumes, juntar ao cuscuz, adicionar a cebola e malagueta.
Juntar ervas aromáticas (manjericão, coentros, hortelã, salsa) – se tiver frescas tanto melhor.
Temperar com uma mistura de azeite com vinagre balsâmico.
Envolver e servir!

Nota: se sobrar não deite nada fora, no dia seguinte ainda está melhor!!!

Alterações à receita original do Jamie:
Juntei as rodelas de beringela grelhadas também, e o Jamie tempera com sumo de limão e azeite, mas eu prefiro o vinagre balsâmico.

Mensagens populares