mamizinha junior na cozinha (macarrão com atum)

Num destes dias da semana passada a cozinha esteve mais animada. A minha filha entrou lá dentro e anunciou: «posso ajudar?!?»

Maravilha das maravilhas... eu adoro estes momentos!
É muito importante aproveitarmos estas circunstâncias para aumentar o leque de experiências das crianças, de relação e partilha entre os membros da família, mas sobretudo para que elas entendam o que está por detrás de cada prato que lhes é servido à mesa.
O jantar era mesmo uma coisa que ela gosta e muito simples, por isso mãos na massa...
Tenho que dizer que ela fez tudo sozinha, até servir os pratos da forma harmoniosa como podem ver na foto:

MACARRÃO COM ATUM

Começámos:
A primeira reacção foi: - UGH! Vais usar cebola, eu detesto cebola...
- Mas filha, desde que nasceste que comes cebola, só que nem sabes onde é que ela está...
Primeira aprendizagem…
Refogado ao lume, e ela a mexer, a mexer… a seguir juntar o tomate aos quadradinhos e depois o atum: - Espera, tens que deixar a cebola ficar transparente, só depois juntas o tomate e mais tarde o atum.
- E as azeitonas, posso já juntar?
- Não, tens que mexer bem o atum e parti-lo em pedacinhos iguais.
- E agora?
- Baixa o lume senão começa a queimar... agora são os temperos: 3 migalhas de sal, umas ervas italianas (abre a tua mão… agora espalha por cima do atum) e uma pitada de pimenta.
Bom, estava na hora de juntar os macarrões cozidos pela M.
- Mas não podes mexer à bruta, pega em duas colheres e envolve apenas o atum no macarrão, sem partir as massas.
Já está... agora pomos tudo na travessa. – Eu quero fazer!
- Não, não calques a massa, nunca se calca a comida, fica horrível.
E pronto, tens aqui a salada, agora vão para a mesa.
- Eu também quero servir os pratos…

- E então, que tal, está bom?
- Sim, mas acho que pusemos pimenta a mais, mãe.
- Ok, para a próxima pomos menos.

Mensagens populares