maratona culinária

Hoje entrei na cozinha às 7h da tarde e saí de lá às 11h da noite.
Estou estafada! Mas às vezes dá-me para estes exageros e hoje foi demais...
Não sei se acontece isto com toda a gente, mas há momentos em que me apetece cozinhar, cozinhar, cozinhar, e surgem ideias novas a todo o momento. E há outros em que não chega inspiração de lado nenhum e a visão da cozinha se torna repelente (não me apetece lá entrar)...

Cá em casa há uma regra básica: não se fazem fretes na cozinha, ou seja, quando não me apetece cozinhar improvisa-se umas coisas, encomenda-se outras, vai-se à procura noutro lado.

Cozinhar sem prazer é que não, nunca...!!

Bom, mas hoje apetecia-me. E comecei às 7h da tarde, sem nada programado, apenas tirei para fora o que havia no frigorífico e as ideias começaram a aparecer:
Com o tofu faço isto, com as salsichas posso fazer isto ou aquilo, com o restinho de espinafres (os talos grossos que não usei no linguine ontem) faço uma tarte, talvez, vou pensar ainda...
E para o jantar??? Tenho aqui uns pães indianos no congelador, por isso ficava bem um caril.
E alguém hoje falou em bolonhesa, vou fazer também...

E assim, comecei por meter a máquina do pão a trabalhar para fazer o pão-de-leite para o pequeno-almoço e os lanches de amanhã. O que vale é que ela faz tudo sozinha, sem precisar de qualquer vigilância.
Depois preparei duas doses de bolonhesa de soja granulada: uma para o almoço de amanhã e outra para congelar. Como a bolonhesa de soja demora sempre muito tempo a apurar prefiro fazer doses a dobrar e congelar uma parte (economia de tempo e poupança de gás, eh..eh...), depois é só descongelar e usar em massas, laranhas, empadão, etc...
A seguir separei duas fatias do tofu para grelhar no forno, porque as crianças não apreciam o caril picante, mas infelizmente não ficaram nada de especial - a não repetir – pelo menos com os temperos que utilizei desta vez.
Logo a seguir fiz o caril de legumes para o jantar, com pimentos, tomate, cenoura, nabo, curgete, beringela e alguns quadradinhos de tofu (usei a receita base  http://maminacozinha.blogspot.com/2010/04/caril-de-legumes.html ) e apenas alterei a composição de legumes.
Cozi arroz branco e assei as 5 paratas (pão indiano) para acompanhar o caril.
Recomendo estas paratas congeladas, é só tirar do congelador e colocar numa frigideira (sem nada mais) ficam iguais às do restaurante indiano. Juro!

Jantámos...

Depois de jantar fiz ainda uma tarte de espinafres com tomate e salsicha vegetariana (parece mesmo frango).
E para terminar fiz 5 folhados de fruta com a massa que sobrou: manga, mirtilos e banana.

UFA... Não tenho forças para mais… sendo assim, amanhã começo a escrever as receitas.
Mas aqui ficam as fotos:

TARTE DE ESPINAFRES, TOMATE E SALSINHA


CARIL DE LEGUMES E TOFU


PÃO INDIANO - PARATA

Comentários

Mensagens populares