espinafres suados

Quando estava a ler o livro do Jamie Oliver «regresso à cozinha», descobri que ele coze os espinafres da mesma forma que eu. Pois também ele se refere que o cozimento em água se revela um verdadeiro desperdício de qualidades nutricionais.
Apesar de eu aproveitar quase sempre a água de cozer, este e outros legumes, para fazer arroz ou sopa, a verdade é quem nem sempre estou a precisar dessa água, e deitá-la fora é deitar pelo cano abaixo (ou para o vaso das plantas) um jarro de vitaminas e minerais importantes.
Assim, comecei a suar os espinafres...


ESPINAFRES SUADOS:
Lave bem os espinafres e retire todas as folhas impróprias para consumo, parta os talos maiores e deite tudo numa panela, de preferência com tampa de vidro, para não ter que abrir muitas vezes.
Tape, e deixe tapado, até verificar que os espinafres estão macios o suficiente. De vez em quando abane a panela para que estes não peguem ao fundo do tacho.

E já está... ficam prontos a ser usados, em sopas, massas, tartes, recheios e lasanhas.


Nas minhas pesquisas descobri que as potencialidades dos alimentos apenas se mantêm inalteradas se os consumirmos crus e o mais próximo possível do tempo em que foram apanhados. Ou seja, devemos sempre tentar comer os espinafres crus, seja em saladas, recheios, massas, etc.
Na prática, cá em casa a chegada dos espinafres leva a uma separação entre as folhas mais tenras para a salada e as restantes para outras preparações.

PROPRIEDADES DOS ESPINAFRES:
- São ricos em ferro, cálcio, fósforo, magnésio, iodo, vitaminas A, K, B, C, e ainda contem ómega 3, mas devem ser consumidos crus para manter o máximo das propriedades imunológicas
- Tem propriedades benéficas nos seguintes casos: anemia, diabetes, hipertensão, nervos, prisão de ventre, diabetes, tonturas e acne (um bom argumento para os adolescentes passarem a consumir este vegetal).
- A sua cor verde deve-se ao pigmento da clorofila, que é muito semelhante à hemoglobina humana, desempenhando um papel importante no transporte de oxigénio e energia celular e metabólica.

Cuidados a ter:
- Perdem as suas qualidades muito rapidamente, pelo que devem ser consumidos imediatamente após a apanha - o mais fresco possível.
- Não devem ser comidos com alimentos ricos em cálcio, mas devem ser acompanhados de arroz ou cereais e vitamina C.

Mensagens populares