canelones à Mami

Ora bem, aqui está a minha primeira criação com direito a identidade própria.
Hoje estava inspirada…
… e para além de fazer uma dose de croquetes de soja e uma pequena dose de canelones «normais», resolvi criar uma outra versão mais requintada, recheando os canelones com as flores de brócolos inteiros.
Resultado: quando servi os canelones e os cortámos, os brócolos apareceram inteirinhos lá de dentro. Agradável! Á vista e ao paladar…

CANELONES À MAMI
Comece por demolhar a soja granulada, durante 20 a 30 minutos em água fria.
Faça um refogado com cebola, louro e azeite. Junte molho de tomate e um pouco de concentrado de tomate, vinho branco, sal, pimenta, uma colher de chá de açúcar e ervas aromáticas.
Depois de cozinhar o tomate junte a soja escorrida e uma colher de sopa de molho de soja. Tape e deixe apurar, no mínimo durante 30 minutos (se começar a secar pode juntar água quente aos poucos ou até leite).

Faça um molho branco, começando por derreter uma colher de sopa de manteiga e juntando ½ litro de leite onde diluiu 2 colheres de sopa de farinha bem cheias. Tempere de sal, pimenta e noz-moscada e vá mexendo sempre com varas até engrossar (se for preciso junte mais leite).

Coza brócolos a vapor cortados em pequenos floretes.
Recheie os canelones com os brócolos e coloque-os sobre uma camada do molho de tomate com soja, cubra com o molho branco e repita uma camada de molho de tomate e outra de molho branco.
Distribua por cima algumas lascas de queijo parmesão (em vez do trivial queijo ralado) e leve ao forno a gratinar durante 30 minutos.
Sirva com cenoura e pepino (com a casca) às rodelas.

Aqui vão as fotos do antes e depois...


Mensagens populares