tofu

Ainda estou a aprender a utilizar o tofu, mas tenho duas receitas que resultam muito bem e que são do agrado das crianças.
Em ambas utilizo o tofu prensado, de consistência firme, permitindo o corte quer em cubos ou fatias.
O local de compra, para quem vive em Macau, são os mercados de frescos, nas bancas de tofu e derivados de soja.
ESPETADAS DE TOFU
Corte o tofu em quadrados uniformes e deixe a marinar durante 1 hora com o seguinte tempero: 2 colheres de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de óleo (amendoim, canola ou outro), 1 colher de chá de óleo de sésamo, alhos esmagados, 1 colher de gengibre em pó ou gengibre fresco ralado, 1 colher de sopa de mel. Coloque tudo numa caixa fechada com o tofu e sacuda para espalhar uniformemente a marinada.
Prepare diversos vegetais para as espetadas: cenouras às rodelas, lascas de cebola, cubos de beringela, courgete ou outros vegetais, tiras de pimento, cogumelos, etc.
Componha as espetadas em palitos grandes alternando o tofu, escorrido da marinada, e os vegetais.
Regue as espetadas com a marinada e leve ao forno/ grelhador até estarem douradas e cozinhadas.

TOFU PANADO
Corte o tofu de consistência firme em filetes uniformes e de cerca de 1 cm de expessura.
Tempere com molho de soja e mostarda e deixe a marinar pelo menos 30 minutos.
Misture num prato fundo farinha com pimenta e paprika. Passe os filetes pela farinha e frite como panado.
Sirva com salada e arroz.

Para quem não está habituado ao sabor do tofu esta receita de panado é excelente, pois o sabor dado pela mostarda é semelhante ao frango, especialmente se as fatias ficarem finas e estaladiças.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado a 16/02/2010
Actualizado a 9/10/2011

Aproveito para acrescentar aqui o artigo que publiquei no JORNAL TRIBUNA DE MACAU, no dia 7 de maio de 2010, acerca da substituição de proteinas, tendo sido acompanhado da receita de tofu panado:
SUBSTITUIR PROTEINAS
Substituir a proteína animal pela vegetal pode ser um drama para quem decide reestruturar as ementas caseiras. Em primeiro lugar porque não temos o paladar familiarizado e parece que falta qualquer coisa, depois, ficamos em pânico, com medo de não proporcionar uma alimentação equilibrada.
Desenganem-se porque nenhuma delas é motivo de preocupação. Primeiro, o paladar educa-se, e a sensação de faltar qualquer coisa desaparece, quando sentir que após uma refeição vegetariana fica mais leve, sem apertos e inchaços inconvenientes e plenamente satisfeito.
Quanto ao equilíbrio alimentar, o facto é que o estado actual das nossas ementas não está em harmonia, pecando a mesma por excesso de consumo de proteínas animais. Senão, vejam o seguinte: o ser humano (em média) precisa de 1gr de proteína por 1kg de peso, ou seja, se pesar 60 kg isto resume-se, por dia, a dois bifinhos de 30 gramas cada. Isto sem contar os lanches com fiambres e queijos, leite, ovos e outras formas de proteínas que ingerimos ao longo do dia.
Abreviando, ingerimos proteína animal em excesso, o que associado à sua má qualidade de produção (excesso de toxinas, hormonas e antibióticos), sobrecarrega o organismo e provoca a maior parte das doenças contemporâneas: cancros, problemas cardíacos, colesterol, hipertensão, etc.
Não precisa cortar com os produtos de origem animal de uma só vez, faça antes a substituição gradual pelos seus derivados, vegetais, leguminosas, sementes e cereais integrais. Reduza o consumo de carne, peixe, aves e ovos a uma refeição por dia, sendo a outra vegetariana: sopas, pratos à base de leguminosas (feijão, grão, lentilhas, ervilhas), massas com vegetais (cogumelos, espargos, espinafres, tomate), legumes assados ou grelhados, risotos, etc.
Inclua práticas vegetarianas na sua casa e verá que isso o conduzirá, não só a uma alimentação mais saudável, mas à descoberta de um novo mundo de sabores e cores anteriormente desconhecido ou ignorado pela maioria de nós…
A receita de hoje foi pesquisada na internet (www.centrovegetariano.org) e utiliza uma das melhores e mais completas proteínas vegetais: o tofu (espécie de queijo de soja) que se vende em Macau nos mercados, em diferentes formas e firmezas.

Mensagens populares