benefícios do grão

Hoje vou passar uma citação que recebi ontem por mail, acerca dos benefícios do grão-de-bico, é sempre bom relembrar a importância das leguminosas numa alimentação saudável e equilibrada:
O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.
Mas a sua qualidade mais famosa é gerar felicidade: possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse.
Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode beneficiar desta leguminosa.
As crianças nem sempre aderem bem as leguminosas mas uma forma de as fazer consumir estes alimentos, sem os dramas habituais, é através da sopa.
As minhas sopas são sempre improvisadas, no entanto vou passar a receita da sopa de grão com espinafres mais básica. Pode sempre acrescentar outros legumes, como a curguete que faz uma boa base de sopa, ou trocar a cenoura pela abóbora, etc.

SOPA DE GRÃO COM ESPINAFRES
Coloque numa panela com água: 2 dentes de alho, 1 cebola, 1 cenoura, 2 batatas, 1 a 2 copos de grão cozido ou enlatado.
Coza até estarem os legumes macios e desfaça em puré.
Junte os espinafres levando a cozer mais alguns minutos.
Acrescente 1 concha de azeite virgem e, se quiser dar um sabor mais forte, uma colher de sopa de coentros picados.

Mensagens populares