especiarias


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 4 de maio de 2012


ESPECIAIS ESPECIARIAS
A especialidade das especiarias tanto pode estar no seu exotismo e no seu poder mágico e alquímico na cozinha, como no seus poderes medicinais, tendo sido aproveitada por vários povos e várias culturas para mezinhas, curandices, poções e loções de toda a espécie e feitio.
Em culinária as especiarias são temperos usados para dar sabor diferenciado à comida – puramente: condimentos.
Associados noutros tempos a alguma luxuria e exotismo, estes ditos condimentos, terão valido o seu peso em ouro, na época dos descobrimentos, pois a troca comercial destes produtos teve grande importância económica para alguns dos países que se dedicaram à sua negociação, nomeadamente os portugueses.
As especiarias mais conhecidas são a pimenta, o gengibre, o cravinho, a canela, a noz-moscada, a mostarda, o açafrão, o tumérico (açafrão-das-índias ou açafroa), o cardamomo, os cominhos e o caril.
Todas elas, para além da propriedade particular de impregnarem os pratos de aromas e sabores distintos e dramáticos, e aos quais ninguém fica indiferente, possuem ainda características especiais e princípios ativos que as transformam em verdadeiros sortilégios medicinais.
No geral, as especiarias auxiliam no processo digestivo, possuem fortes propriedades antioxidantes e possante acção antimicrobiana. Dai serem eficazes no combate aos principais agentes destrutivos do nosso equilíbrio interior, e também exterior, como a pele…
Algumas pesquisas recentes têm vindo a comprovar a sua eficácia e as suas potencialidades tem vindo a ser corroboradas pela comunidade científica. Na verdade estes senhores vão dando cada vez mais razão a um certo conhecimento empírico e às medicinas tradicionais que utilizam os princípios ativos das plantas nas suas diferentes formas: sementes, raízes, folhas, flores, etc… como é o caso da medicina tradicional chinesa, da medicina ayurvedica e de outras medicinas alternativas e naturais.
Hoje resolvi trazer-vos uma receita que junta algumas destas especiarias magicas num simples prato de arroz.
Experimentem que vão ficar espantados com a efervescência de sentidos evocados!

ARROZ DE HORTELÃ E AÇAFROA

Mensagens populares