desintoxicar - parte II


Publicado no JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 20 de janeiro de 2012

DESINTOXICAR – PARTE II
Desintoxicar através dos alimentos pode ser visto de duas formas: ou fazendo escolhas intencionais diariamente, ou aderindo a um daqueles programas de desintoxicação rígidos e inflexíveis.
Prefiro pronunciar-me acerca da desintoxicação diária, feita com os alimentos que mais contribuem para a limpeza do organismo, e que recorre basicamente a uma selecção de alimentos com fibras, antioxidantes e propriedades hidratantes; pense em alimentos verdes e crus.
Em geral todos os legumes de folha verde: alface, agrião, espinafres, etc., são desintoxicantes, pois são diuréticos naturais e ajudam a libertar toxinas e radicais livres acumulados; também as frutas, em especial o limão, o ananás e a melancia são uns bons depurantes; assim como algumas ervas aromáticas, como a salsa, os coentros e a hortelã; e o gengibre e o mel.
Dizem até por aí que a salsa e os coentros crus ajudam o organismo a livrar-se de metais pesados acumulados. Pode juntá-los a saladas, sopas, sumos naturais e outros pratos diários…
Não posso desprezar também o chá verde, com as suas infinitas qualidades, e os grãos integrais de toda a espécie: aveia, arroz e outros.
E já que o principal órgão de desintoxicação do corpo é o fígado, é bom relembrar que a beterraba, o rabanete, a alcachofra e o pepino, são alguns dos seus aliados preferidos.

A sugestão do dia é um molho pesto que pode juntar a uma massa simples ou recheada, a uma salada, pães caseiros ou até mesmo sopas. O molho pesto = esmagado, é de origem italiana e é habitualmente feito com manjericão fresco, azeite, pinhões e queijo ralado. Mas numa cozinha criativa podem ser usadas outras alternativas, tais como os coentros, a salsa ou até agriões.
Na receita de hoje nem sequer adicionei queijo ralado, mas o tempero de lima dá-lhe um toque especial para ser adicionado a uma salada.

PESTO DE COENTROS
Escolha dois ramos de coentros, lave e seque. Junte 2 colheres de sopa de pinhões, 3 colheres de sopa de azeite, sumo de meia lima, sal e pimenta. Triture até obter uma pasta granulosa. Sirva a envolver a massa ou a salada da sua preferência. Pode dar-lhe um toque final juntando uma mão cheia de pinhões inteiros, ou um punhado de queijo ralado se optar pela massa.
O restante molho, deite num frasco esterilizado, cubra com azeite e guarde no frigorífico.




Mensagens populares