comer e dormir bem


PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 24 de fevereiro de 2012

Para além de serem dois factores que determinam a nossa qualidade de vida, e naturalmente a nossa saúde, o seu relacionamento nem sempre é pacífico e cordial; pois quantas vezes já tivemos noites em que nos revirámos entre lençóis culpando aquele jantar pela ausência de um sono tranquilo. Na verdade, a alimentação, entre outros factores, pode exercer uma grande influência sobre a noite mais ou menos descansada que se nos abeira.
O sono é regulado pela libertação de melatonina e serotonina, as hormonas que nos dão a sensação de relaxamento e avisam o cérebro de que está na hora de dormir. Num aparte rápido, deixem-me acrescentar que está provado e comprovado, cientificamente, que a televisão e o computador interferem e inibem a produção destas hormonas; por isso devemos ponderar bem sobre a conveniência destes aparelhos no quarto. Ora, continuando, existem alguns alimentos que contêm em si propriedades calmantes e relaxantes do sistema nervoso e muscular, demonstrando serem sedativos naturais do corpo e do cérebro, em especial algumas vitaminas, como a B, e alguns minerais, como o magnésio.
Assim, se antes de ir para o quarto é preciso acalmar as ansiedades e baixar os ritmos, nada melhor do que a comida para dar uma ajudinha.
Diz a cultura oriental que para ter um sono descansado os alimentos Yang devem ser evitados e os Yin apreciados. Por conseguinte, nos temperos opte pela noz-moscada e hortelã, em vez da pimenta e do gengibre. Devem também ser evitados estimulantes como o café, produtos com cafeína, refrigerantes e chocolates; gorduras, fritos e comida a mais, por retardarem o processo digestivo.
A nossa preferência deve ir para alimentos como arroz, batata, aveia, banana, queijo branco, espargos, alface, mel, leite, iogurte, frango, amêndoas e frutos secos, sementes, cereais integrais e chás calmantes.
Resumindo, faça uma refeição leve e pequena. E se mesmo assim não resultar pode sempre recorrer ao ritual do chá – camomila, erva-doce, tília, erva-cidreira ou lavanda (nunca chá verde ou preto). Ou então recorra ao remédio das nossas mães: um copinho de leite morno com mel e canela.
E se o joão-pestana teimar em não vir… pode ainda recorrer a um bom livro, um bom banho, uma boa música e, porque não… uma boa companhia!
Para acompanhar o chá e o leitinho, estas bolachas são uma delícia:

 BOLACHAS PARA O CHÁ

Misture com os dedos, 1 copo (cup) de farinha e 1 colher de chá de fermento com 3 colheres de sopa de manteiga em pedaços. Junte 3 colheres de sopa de açucar e uma pitada de baunilha em pó. Vá adicionando gradualmente ½ copo (cup) de leite morno até obter uma massa que possa estender com o rolo. Corte em rodelas de 1,5cm de espessura e leve ao forno 15 minutos.
Nota: esta receita é para scones, mas pode faze-las em forma de bolachas pois são suficientemente doces, e também pode barrá-las com manteiga ou compota, se lhe apetecer algo mais doce.

Mensagens populares