pão escuro com sementes de linhaça e girassol

PUBLICADO POR: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 27 de maio de 2011

A semente

A semente especial de que todos falam no momento é a linhaça. E também já vos deve ter aparecido na caixa do correio um daqueles e-mails, que é suposto passar em cadeia, falando das suas propriedades miraculosas.
De facto, os nutricionistas têm vindo a descobrir que esta pequena semente, que parece comida para canário, é um alimento funcional, querendo com isto dizer-se que é um alimento com evidentes benefícios para a saúde, com base em evidências científicas (sic).
Senão vejamos as suas propriedades: é riquíssima em proteínas; fibras que melhoram o transito intestinal; ácidos gordos, com destaque para os ómega 3 e ómega 6, que contribuem para a boa saúde do sistema cardiovascular; vitaminas, principalmente E, aquela que combate o envelhecimento; e sais minerais variados.
Alguns estudos já realizados associam a baixa dos níveis de colesterol ruim, a consumos moderados de apenas 20 gr. de linhaça por dia. Outros indicam que a mesma pode travar alguns tumores de se espalharem pelo organismo.
E também parecem estar demonstradas as suas propriedades anti-inflamatórias, e o atenuamento dos efeitos da tensão pré-menstrual e da menopausa, vejam só…
Sendo colocada na lista de alimentos que apagam o envelhecimento natural, pois acaba com as rugas da pele e hidrata-a de dentro para fora, esta sementinha também reduz a gordura corporal sendo eficaz no combate à obesidade.
Os especialistas também nos têm dado algumas sugestões sobre a forma correcta de consumo para retirar dela os melhores benefícios, sendo sugerido que a mesma seja moída, para poder exercer eficazmente a sua acção no aparelho digestivo, e consumida de imediato para não perder os ácidos gordos essenciais. Há ainda a indicação útil de que deve ser aquecida, porque alguns dos seus compostos inibem a absorção de nutrientes. Assim, são suficientes 10 minutos de forno ou utiliza-la como farinha na confecção de pães, bolos, etc.
Mas também pode ser adicionada a sopas, iogurte, cereais ao pequeno-almoço, saladas, sumos e batidos.
A minha sugestão é:

PÃO ESCURO COM SEMENTES DE LINHAÇA E GIRASSOL
210 ml água
1 colher de chá sal
30 gr sementes de linhaça trituradas ligeiramente no moinho de café
20 gr de sementes de girassol
1 colher de sopa de azeite
200 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de centeio
1 colher de chá de fermento para pão

Se usar a máquina proceda como nas instruções respectivas.

Se fizer à mão, misture as farinhas e as sementes com o fermento, misture a água com o sal e o azeite e vá adicionando e amassando. Deixe levedar pelo menos 30 a 40 minutos. Tenda em forma de pão caseiro e coza no forno previamente aquecido.

Mensagens populares