alimentos funcionais II

PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU,  a 10 de junho de 2011

E aqui estão algumas cogitações sobre os ditos alimentos funcionais - naturais.
É que, apesar da manipulação industrial poder tornar alguns alimentos mais salutares, particularmente quando são retiradas propriedades prejudiciais à saúde (por exemplo: … sem colesterol), continua a verificar-se que a alimentação natural é a opção mais indicada no que diz respeito aos alimentos funcionais, estando cientificamente demonstrado que determinados alimentos podem prevenir ou retardar determinadas doenças do foro cardiovascular, cancerígeno, infecções, distúrbios intestinais, obesidade e outros.
Existe na natureza um vasto leque de alimentos que para além das tais substâncias naturais promotoras da saúde humana, carregam também consigo toda uma gama de outros nutrientes essenciais generosos para a nossa saúde e bem-estar.
Assim, passemos então à intervenção específica de alguns desses alimentos funcionais e as suas fontes naturais, para que possa saber o que acrescentar na sua lista de compras.
Alimentos que melhoram a flora intestinal por envolverem fibras e probióticos: iogurte ou leite fermentado, cereais e grãos integrais, soja, aveia, linhaça, legumes e frutas em geral.
Alimentos que previnem as doenças cardiovasculares, ricos em ácidos gordos, tipo ómega 3 e 6 e reduzem o mau colesterol: peixes de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, o arenque e o bacalhau, gorduras de origem vegetal como o azeite ou o óleo de canola, a soja, a linhaça, o chá verde e o vinho tinto.
Alimentos que têm funções antioxidantes com efeitos sobre os radicais livres e o envelhecimento celular, ricos em vitamina A (betacarotenos), C e E e minerais essenciais: frutas e legumes no geral, em especial as de cor vermelha, laranja, amarela, e roxa, como os citrinos, os frutos silvestres, as uvas, o tomate a cenoura a abóbora, a beterraba, e o chá verde.
Alimentos anti-cancerígenos: legumes e frutos em geral, em específico os mencionados anteriormente com ómega 3, fibras, antioxidantes, a soja e a linhaça.
Alimentos desintoxicantes: todas as frutas e vegetais, em particular, a melancia, hortelã, gengibre, salsa, pepino e beringela, chá e alimentos ricos em fibras.
Alimentos com propriedades anti-inflamatórias: gengibre, aveia, cebola e salsa.
Alimentos que aumentam as defesas imunitárias: iogurte, alho, frutas e legumes, em especial os cogumelos shiitake.
Alimentos anti-microbianos: chá verde, alho e cebola, o mel e as ervas aromáticas.
Alimentos que previnem a osteoporose: cereais, soja, leguminosas (feijão branco) e legumes verdes (brócolos, couve, repolho ou couve-flor).

Mensagens populares