pequeno-almoço

PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 6 de maio de 2011
 PEQUENO- (GRANDE) -ALMOÇO
Já ouvi dizer que o pequeno-almoço devia chamar-se primeiro almoço.
Embora vos confesse, não consiga cumprir integralmente esta premissa durante a semana, ao fim de semana desforro-me. E as crianças nem deixam por menos, pois mal nos levantamos perguntam logo – hoje há pequeno-almoço grande?
Segundo um dito popular deve-se «comer ao pequeno-almoço como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um pedinte».
Nesta sabedoria popular está assente o facto de que o pequeno-almoço serve para restabelecer os níveis de energia consumidos durante o jejum nocturno, em que os órgãos estiveram em processo de reabilitação, limpeza e descanso e onde foram feitas as reservas necessárias.
Assim, nada mais importante que começar o dia dando ao nosso organismo alimentos saudáveis, ricos e energéticos.
Particularmente para as crianças é muito importante que o pequeno-almoço seja equilibrado e suficiente, pois doutra forma os resultados escolares e a capacidade de concentração e atenção, poderão ser afectados por esta carência matinal.
Os pequenos-almoços do mundo inteiro são muito variáveis e não se resumem ao café com leite e pão com manteiga. O mais importante é a presença de 3 elementos da roda alimentar: proteínas (leite, queijo, iogurte, carnes magras), hidratos de carbono (pão, tostas, cereais, ou as canjas de arroz e massas no pequeno-almoço asiático) e vitaminas (frutas frescas, sumos ou vegetais).
Valerá a pena o esforço adicional de acordar dez minutos mais cedo para preparar pelo menos meia peça de fruta ou um sumo de laranja espremido de fresco, um copo de leite ou iogurte com alguns cereais ou uma torrada com queijo, doce ou fiambre.
Aqui deixo 3 sugestões, se não para o dia-a-dia, pelo menos para o fim-de-semana:

SUMO DE MAÇA E HORTELÃ
Comece o seu pequeno-almoço com um sumo fresco de maça e hortelã: corte uma maça com casca para dentro da liquidificadora, junte umas pedras de gelo, um copo de água, 1 colher de chá de mel e 3 folhas de hortelã. Liquidifique e beba de imediato.

IOGURTE COM SEMENTES DE LINHAÇA E CEREAIS
Junte a um iogurte natural uma colher de sopa de sementes de linhaça (deve deixá-las de molho, cobertas de água, de véspera). Acrescente os seus cereais preferidos e mexa. Se precisar de adoçar use apenas mel.

OMOLETA DE CEBOLINHO COM TOMATES SALTEADOS
Bata 3 ovos com 30 ml de leite e junte 1 cebolinho picado. Derreta 1 noz de manteiga e salteie alguns tomates cereja inteiros. Retire, limpe a frigideira e coloque mais uma noz de manteiga, deite os ovos e deixe cozer de um lado, dobre ao meio e vire. Sirva com tostas de pão integral.

Mensagens populares