sopa de legumes da horta

Adoro esta sopa de legumes a que chamo sopa da horta, porque me sabe sempre a sopa da minha mãe, quando é feita com os legumes que há na horta plantada e criada pelo meu pai.
Embora, tenho a certeza, a minha mãe não lhe ponha a batata doce...
Aliás, vou ter que lhe ensinar este truque, ela vai adorar, porque gosta imenso de batata doce e nem sempre sabe como usá-la em pratos variados. Ou melhor, sempre me lembro de comer batata doce, ou assada ou cozida, lá por casa...
Esta é uma sopa que pode apresentar mil versões, depende dos legumes disponíveis na época. E haverá sempre um que será rei - na de hoje o rei  é o pepino.

O PEPINO é rico em potássio e fibras, sendo um poderoso diurético, tonifica o figado e rins e fortalece cabelo e unhas, controla a pressão arterial e rejuvensce a pele (daí ser também utilizado em produtos e tratamentos de beleza).
Geralmente usado em saladas ou picles, a versão sopa é sempre mais adequada a familias com membos piquentos, como alguns membros da minha própria familia, que acham que o dito pepino é indigesto ou que não lhes apetece comer porque é verde, é salada e pronto... não querem!
Assim, comem e nem sabem que aquelas «moleculas» verdes que flutuam na sopa é a casca do dito pepino...eheheh...

pepino fotografado na horta do meu pai, agosto 2010


1 BATATA DOCE
1 BATATA
1 CEBOLA
2 DENTES DE ALHO
1 NABO PEQUENO
1 PEPINO PEQUENO
1 CENOURA

Descasque os legumes, com excepção do pepino e corte em pedaços grosseiros. Coloque numa panela cobertos de água. Leve a cozer e quando estiverem macios junte o sal, rectifique o sabor e acrescente uma concha de sopa de azeite. Triture a sopa, deixando-a ligeiramente grossa. Acrescente água se necessário.

Comentários

Mensagens populares