bolo ensopado de laranja



Bata 150gr de manteiga com 150gr de açúcar. Junte a raspa e o sumo de uma laranja. Junte 3 ovos. Bata bem.
Envolva 150gr de farinha peneirada com uma colher de chá de fermento.
Leve ao forno a cozer e quando retirar desenforme e regue com sumo de meia laranja adoçado. Enfeite com casca de laranja.




PUBLICADO EM JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 15 de Abril de 2011

Vai querer sobremesa?

À primeira vista parece que estou a contradizer os artigos das semanas anteriores não parece?
Mas não estou, juro, pelo menos não é essa a minha intenção, pois as sobremesas podem fazer parte de qualquer refeição se forem feitas as escolhas certas, se forem comidas com moderação, e se, de facto, tiver sido deixado espaço para elas.
Portanto o primeiro aspecto a ter em conta é: se quer terminar a sua refeição na sobremesa, faça as devidas adaptações à quantidade e à variedade do que come antes.
O segundo aspecto, quiçá mais difícil que o primeiro, é: o que escolher para sobremesa sem prejudicar a saúde e o equilíbrio alimentar que deseja manter?
Antes de mais, é preciso lembrar que a forma mais equilibrada de comer sobremesa é, sem dúvida, à refeição, junto com alimentos ricos em fibras e com poucas gorduras, para que a absorção dos açúcares se faça de forma mais lenta. E, de preferência, ao almoço, pois os açúcares e gorduras que consumir a seguir ao jantar vão direitinhos para os sítios que não quer!
As frutas, evidentemente, fazem parte das sobremesas e são infinitamente a opção mais saudável, portanto se as puderem incluir, tanto melhor.
Elas podem ser servidas de múltiplas formas: frescas e ao natural ou frescas e adoçadas, com iogurte ou natas, em saladas, assadas, em calda, como recheio, etc…
Há também os gelados que podem ser igualmente ricos e nutritivos, especialmente se preferir os de leite em vez de natas, os de fruta em vez de corantes.
E já agora, sempre que trocar as natas por iogurte natural nas suas sobremesas, ganha pontos.
Algumas substituições que pode fazer para adaptar os seus doces a uma dieta mais comedida, são: substituir o açúcar branco por mel ou açúcar amarelo; a manteiga por gordura ou óleo vegetal; a farinha branca por uma parte de farinha integral; e os ovos por substitutos (por ex: uma colher de farinha maizena).
Então… de consciência tranquila, vamos lá a experimentar este bolo delicioso…

Mensagens populares