comer como um passarinho (parte I)

PUBLICADO EM JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 1 de Abril de 2011


Mantendo o mote da semana passada, a Primavera, lembrei-me de ir buscar um tema relacionado com a chegada dos passarinhos e a sua alimentação, traduzindo duas ideias.
A primeira é que devemos comer o mesmo que os passarinhos, ou seja, fazer das sementes um associado das nossas refeições.
A segunda é que devemos comer como um passarinho (aprofundarei este tema na próxima sessão).

Em relação à primeira expressão, quero eu dizer que devemos dar mais atenção às sementes, pois são importantes para completar o nosso cardápio de nutrientes.
Já aqui falei das sementes oleaginosas * no inverno, mas faltava as outras sementes: abóbora, girassol, sésamo e linhaça. Estas são altamente ricas em fibras, vitaminas, minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio), proteínas, antioxidantes e gordura insaturada; por isso são boas para o sistema digestivo, cardiovascular e imunológico, combatem o colesterol, o envelhecimento e a osteoporose.
As sementes têm a vantagem de não interferir com o sabor dos outros alimentos, mas dão um contributo visual significativo aos pratos onde são adicionadas, podendo aparecer em diversas conjugações culinárias, desde adicionadas a pães, bolos, biscoitos ou cereais, a saladas, ou como remate final de alguns pratos.
As sementes de girassol e abóbora podem ainda ser consumidas como aperitivo.
A linhaça é encarada como a super-semente, pelas suas qualidades, sendo cada vez mais os estudos que indicam que devemos inclui-la diariamente na nossa alimentação, pois traz-nos benefícios acrescentados.
Extremamente rica em fibras, ómega 3 e componentes anticancerígenos, entre outras riquezas que poderão investigar por vós próprios, a linhaça pode ser adicionada a cereais, iogurte ou sopas, depois de amolecida em água ou moída na hora de comer (doutra forma perderá todo o ómega 3 tornando-se apenas uma boa fonte de fibra).
Já as sementes de sésamo ou gergelim, generosamente utilizadas no oriente, em pasta ou para polvilhar alguns pratos, são importantes no combate ao colesterol e providenciam uma boa dose de proteínas. Na versão preta ou branca, não diferem no sabor podendo até ser conjugadas.
*no artigo de 12 de Novembro de 2010


Mensagens populares