espetadas de fruta com chocolate

PUBLICADO EM JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 22 de Abril de 2011

FRUTOS VERMELHOS
Em Abril passou mais um Dia da Fruta, festejado em grande nas escolas de Macau, com o objectivo de estabelecer hábitos saudáveis nas nossas crianças e jovens.
Pelo que me toca, fiz umas espetadas de fruta fresca com chocolate que ficaram de chorar por mais… e as crianças lambuzaram-se de satisfação!
Os frutos de que vos quero falar pertencem a um grupo muito especial, de cor apaixonante e viva – os frutos vermelhos. A ele pertencem os morangos, os mirtilos, as framboesas, as amoras e groselhas.
Por vezes chamados de frutos silvestres, eles são um pequeno grupo de frutos pequenos, muito aromáticos e de sabor intenso, mas que acarretam grandes propriedades para o nosso organismo. Nomeadamente, são os mais ricos em antioxidantes, por isso eficazes na eliminação de toxinas do nosso organismo.
São também excelentes na ajuda ao processo digestivo, reduzem o risco de doenças cardíacas e degenerativas, baixam o colesterol e protegem-nos contra infecções e contra o envelhecimento da pele e dos tecidos, e são fortificantes naturais, dado o seu elevado teor de vitaminas e minerais.
Devem ser consumidos frescos e crus, mas alguns estudos já conseguiram demonstrar que congelados mantêm as suas propriedades antioxidantes, por isso, sem medos, avance... mesmo quando não é época deles.
Contudo o ideal é comê-los durante a sua época, pois desta forma são superiores as suas qualidades nutritivas, sobretudo se provenientes de agricultura biológica. Em gelados e iogurtes, ao natural ou adoçados, em bebidas e sobremesas e até na combinação de alguns pratos mais requintados.
Hoje deixo-vos as minhas espetadas de frutas frescas onde se inclui alguns destes frutos.

 KEBABS DE FRUTA FRESCA COM CHOCOLATE
Arranje as frutas a seu gosto: 1 rodela de ananás, 5 morangos, uma mão cheia de mirtilos, 1 manga, 1 kiwi, ½ fruta do dragão, 1 cacho de uvas, etc.
Prepare-as e corte em quadrados se for caso disso. As que escurecem ponha em água com sumo de limão.
Prepare o molho de chocolate:
Derreta 1 colher de sopa de manteiga, junte 1 colher de sopa de leite e 100 gr de chocolate para culinária.
Espete as frutas de forma alternada em palitos de kebab.
Sirva de duas formas: deite o chocolate numa tacinha e vá molhando as frutas no chocolate,
ou espalhe o chocolate por cima das espetadas, de forma a cobrir parte da fruta.
Pode também levar as espetadas cobertas de chocolate ao congelador por 10 minutos para solidificar.

Comentários

  1. e fazeres esta sobremesa à amiga, não?!

    ResponderEliminar
  2. ok... quando vieres cá a casa está prometida...preferes a versão no congelador ou chocolate morno?

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares