a minha tarte de amêndoa

Esta receita foi uma bênção que me foi entregue pela minha madrinha há alguns anos atrás, com uma história muito gira que vos conto em duas ou três linhas:

Quando o meu pai partiu para a Guerra de Ultramar, a minha madrinha despediu-se no aeroporto com uma das suas tartes preferidas. Com a agitação da viagem e da chegada, só alguns dias depois de assentar arraiais é que o meu pai se lembrou da tarte, que estava dura como pedra, e teve que ser partida … à martelada!
Não sabemos se foi pelo apurar dos ingredientes ou pela nostalgia dos Seus, mas a verdade é que esta tarte ficou na sua memória como a melhor iguaria do mundo, continuando a ser a sua sobremesa favorita.
Assim, mal comecei a ter idade para fazer sobremesas, foi-me transmitida a «receita secreta». E garanto-vos, esta tarte nunca me deixou mal em altura alguma.

TARTE DE AMÊNDOA
Massa: amoleça 90 gr de manteiga e misture com 100 gr de açúcar e 1 ovo. Junte 150 gr de farinha e trabalhe até obter uma massa homogénea. Forre a forma de tarte com esta massa e coloque no forno até cozer.
Recheio: ferva 100 gr açúcar com 100 gr de manteiga, junte 100 gr de amêndoa laminada. Verta sobre a tarte cozida e leve ao forno a corar.


PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 17 de Dezembro de 2010

Mensagens populares