morning glory

Uma das vantagens de estar em Macau, é que beneficiamos de toda a cultura deste pequeno território e podemos ter acesso a uma variedade mais diversificada de produtos do que noutras cidades menos multiculturais.
Falo dos temperos e produtos de toda a parte da Ásia, dos deliciosos produtos Australianos e dos queridos produtos Portugueses, entre outros...
Hoje queria mostra-vos um vegetal de folha verde que costumo comprar no mercado - os morning glory, espinafres de água, ou ainda, couves de pântano (três nomes lindos... diga-se de passagem).
São típicos da cozinha asiática, nomeadamente Tailândia e Malásia; são um vegetal sensível, de caule oco e folha estreita e possuem um sabor muito suave ou neutro. Vejam a imagem para poder identificá-lo na próxima visita ao mercado:


Com eles faço os tradicionais vegetais salteados com alho a acompanhar diversos pratos, especialmente os que se servem com arroz branco.
E nas minhas alquimias culinárias fui levada a inventar também uma receita de massa com os morning glory (este é o meu nome preferido). Já que inventar massas é um dos meus truques para introduzir vegetais diferentes na alimentação das crianças. Além das sopas, claro...mas nessas, eles nem sentem a diferença entre os vegetais... É sopa, é sopa, pronto!

MORNING GLORY SALTEADOS COM ALHO
Lavar bem os vegetais e escorrer. Cortar grosseiramente em 3 ou 4 pedaços (depende do tamanho).
Cortar ou picar 4 dentes de alho, passá-los leventemente em azeite até ferver.
Juntar os vegetais, envolver no alho com azeite e deixá-los até reduzir e cozer ligeiramente.

MASSA COM MORNING GLORY
Fazer um refogado de cebola picadinha com azeite e uma folha de louro.
Juntar quadradinhos de fiambre e refogar ligeiramente.
Acrescentar os morning glory preparados como se disse anteriormente.
Envolver e juntar a massa previamente cozida.
Temperar com uma boa porção de oregãos e pimenta preta.
Servir com queijo ralado na hora...

Mensagens populares