roda dos alimentos

E na sequência do artigo de ontem, acrescento um outro já publicado há algum tempo, mas que vem na sequência da conversa das devidas proporções da roda dos alimentos.
A tal história de que a carne é acompanhamento e não a parcela principal do prato...
A receita proposta com este artigo foi a sopa de fava e brócolos que já se encontra neste blogue em: http://maminacozinha.blogspot.com/search/label/favas

PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 23 de Abril de 2010


Conhecem a roda dos alimentos?
A roda dos alimentos, sendo um guia da proporção que cada grupo deve ter na nossa alimentação diária ajuda-nos a manter uma alimentação saudável, completa, equilibrada e variada. Mas na verdade muitos de nós ainda não se aperceberam que ela está diferente.
Esta nova roda passou de 5 para 7 grupos alimentares e indica que devemos diariamente comer ¾ de alimentos de origem vegetal (cereais, vegetais, leguminosas e frutas) e ¼ de origem animal. Destes, 18% serão leite e derivados, 2% gorduras e apenas 5% carne, peixe ou ovos. Isto quer dizer alguma coisa não quer?
E então, já olhou bem para o que vai comer hoje?
Olhe e veja se consegue encontrar estas proporções. Não!?! Então refaça o seu prato e pratique este exercício em cada refeição. Verá que gradualmente poderá ter que adicionar novos alimentos que às vezes se tem esquecido, como a sopa, a salada e a fruta.
A sopa, aquela malfadada tigela de legumes que faz revirar os olhos a muitas crianças e adultos que conheço. Mas na sopa podemos pôr tudo: os vegetais, os tubérculos, as leguminosas, a água e o fiozinho de azeite.
E a salada, esteve na sua mesa hoje? Desde a alface e o tomate, passando pela cenoura, beterraba, pepino, abacate, maça, agrião, espinafres, manga seca, passas de uva, nozes, queijos, blá…blá…blá… O que a vossa imaginação ditar, porque a cozinha só é divertida quando é criativa.

A RODA DOS ALIMENTOS




Mensagens populares