espetadas de mozzarella com azeite de manjericão


Esta receita é uma ideia original de um chefe português que fez as suas espetadas apenas com morangos, as variações de kiwi e tomate foram criadas por mim e os provadores oficiais cá de casa aprovaram, particularmente as de kiwi.
Na minha opinião, tudo depende da qualidade da fruta que se tiver disponível. Como nesta altura do ano os morangos já não sabem a nada, e apanhei uns kiwis no ponto, isso fez toda a diferença.
Quanto à variação de tomate, ela é a mistura clássica de queijo/azeite/ervas e tomate, a qual melhora significativamente com uma boa pitada de sal e pimenta, enquanto que as combinações de fruta não precisam deste toque final.



ARTIGO PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 3 de Setembro de 2010


O AZEITE
Decidi continuar esta andança pelas coisas da mesa portuguesa, e assim, depois do pão, da semana passada, esta semana vou falar-vos do azeite.
O azeite é uma gordura vegetal e a única que pode ser consumida crua e virgem. Extraído directamente da azeitona, este alimento e tempero de sabor e aroma inigualável, é tão antigo que já no sec. VII A.C. se investigava as suas propriedades benéficas para o ser humano.
Hoje em dia, faz parte da cabeça de lista da chamada dieta mediterrânica, sendo um clássico das cozinhas desta região do mundo. As suas propriedades vão desde a redução do chamado Mau Colesterol, por ser uma gordura monoinsaturada; é um excelente antioxidante eliminando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento e a degeneração celular; é rico em vitamina E, e é ainda composto por ácidos gordos essenciais iguais aos do leite materno.
O azeite, como produto natural que é, não beneficia de nenhuma forma de conservação prolongada, ou seja, deve ser consumido o mais rápido possível pois tem tendência a perder as suas qualidades com o tempo. Por outro lado deve ainda ser conservado em embalagens pequenas e escuras, de preferência vidro ou inox, evitando-se o contacto com a luz solar.
Já agora, na selecção do azeite, deve sempre optar pelo extra-virgem, excelente para temperos em cru, e por aqueles que tem acidez inferior a 0,8 graus.
E sabia que pode substituir a manteiga/margarina de qualquer receita por azeite, tornando-a mais saudável? Basta aplicar a seguinte forma de conversão: 1 chávena de manteiga equivale a 3/4 de chávena de azeite.


ESPETADAS DE MOZZARELLA COM AZEITE DE MANJERICÃO
Comece por preparar o azeite de manjericão triturando 5 folhas de manjericão fresco com cerca de 5 colheres de sopa de azeite e uma pitada de sal. Reserve.
De seguida lave e corte morangos, kiwis ou tomate em rodelas uniformes e grossas.
Corte o queijo em rodelas (eu escolhi mozzarella de leite de búfalo para esta receita) e vá formando espetadas intercalando o queijo com as rodelas de fruta ou tomate.
Regue com o azeite de manjericão e rectifique o tempero das espetadas de tomate com sal e pimenta.
Decore com algumas folhas frescas de manjericão e sirva como entrada.


Mensagens populares