tomate e abóbora recheados

Voltou a acontecer... aqueles dias em que vou para a cozinha a pensar fazer uma coisa e sai outra completamente inesperada.
Bem, desta vez o que aconteceu foi ainda mais caricato... troquei as receitas todas!!

Andava a pensar em fazer uma abóbora inteira recheada, no forno, desde que provei uma aqui em Macau, recheada de cogumelos, num restaurante chinês. Deliciosa por sinal... 
Assim, hoje comprei a dita abóbora e peguei na minha bíblia vegetariana (Manual Prático de Cozinha Vegetariana, de Valerie Ferguson) para tentar encontrar alguma receita semelhante.
Não encontrei, mas em contrapartida deparei-me com uma receita de recheio de arroz e queijo-creme que me pareceu deliciosa... isto até o R. entrar na cozinha, torcer o nariz à abóbora e elogiar o recheio.
Bem... olhei para o tomate que estava ainda em cima da bancada e pensei: "olha, porque é que eu não recheio o tomate com esta mistura e invento qualquer outra coisa para a abóbora, que já estava destapada e desventrada de sementes e fios, à espera do recheio".
Dito e feito - tomate recheado com o arroz e forno com ele...
Já a abóbora, levou depois um recheio de cogumelos, muito simples e mais à ocidental... mas ficou muito boa também; não tendo nada, claro, de semelhante com a outra tal do restaurante.

Aqui ficam as receitas e as fotos:


TOMATE RECHEADO COM ARROZ 
4 tomate tamanho médio
1 taça de arroz integral previamente cozido
tomate seco em óleo
azeitonas picadas
manjericão picado
2 colheres de sopa de queijo-creme
azeite, sal, pimenta

o recheio

Corta-se uma tampa no tomate e retira-se o interior, recheia-se com o preparado de arroz e leva-se ao forno com a tampa, durante 20 minutos em forno bem quente.
O recheio: mistura-se o tomate seco picado, as azeitonas, o manjericão e tempera-se. Junta-se o queijo creme e envolve-se tudo muito bem.

o resultado final...


ABÓBORA RECHEADA COM COGUMELOS
1 abóbora pequena de formato arrendado
1 taça de cogumelos cortados conforme gosto pessoal (fatiados, em quartos...)
5 dentes de alho picados
1 ramo de manjericão picado
azeite, sal, pimenta




Corta-se a tampa da abóbora e retira-se as sementes e fios.
Mistura-se os cogumelos, o alho o manjericão e os temperos.
Coloca-se dentro da abóbora, tapa-se e envolve-se em papel alumínio, levando ao forno 40 minutos para cozer por dentro. Depois destapa-se e volta ao forno mais 30 a 40 minutos para assar.



Mensagens populares