scones II

Esta receita de scones é aquela que eu andava à procura:
... rápida, neutra (nem doce nem salgada), saudável (sem manteiga) e crescem de forma correcta...

Já tinha encontrado outras duas receitas, muito semelhantes, há uns tempos atrás, aqui:
http://maminacozinha.blogspot.com/2012/02/scones.html#links 
e aqui:
http://maminacozinha.blogspot.com/2012/02/comer-e-dormir-bem.html#links

... mas esta está neste momento no top:

Misture:
225 gr de farinha,
2 c/c fermento,
1 c/s açúcar amarelo.
Junte 2 c/s de azeite.
Vá adicionando leite até fazer uma bola.
Estenda com 2 cm de altura e corte rodelas.
Leve ao forno a cozer 15 minutos.
Sirva quentes com compota de morango e manteiga.

E a fonte da minha inspiração foi: ORGANIC SUPER FOODS, Michael Van Straten, 1999

Deste livro bem interessante, deixo-vos aqui um excerto sobre as razões para escolhermos produtos orgânicos:

1. pelo sabor - faça você mesmo um teste cego: de olhos fechados prove dois produtos iguais mas um orgânico e outro de origem comercial. Sinta a diferença. Ou parta dois ovos para cada taça e veja as diferenças a olho-nu.

2. pela protecção do ambiente - os produtos orgânicos protegem a biodiversidade do planeta e ajudam a reduzir a produção de agro químicos.

3. pelo bem estar dos animais - os produtos orgânicos respeitam os processos de crescimento, maturação e reprodução animal, são livres de antibióticos, hormonas e outras substancias químicas.

4. pelo valor nutricional - os produtos orgânicos são nutricionalmente mais ricos porque respeitam os ciclos de crescimento e maturação dos alimentos e a sua sazonalidade. Para além de serem cultivados em solos sustentáveis onde se encontra a riqueza mineral essencial à composição dos vegetais e frutos.

5. pela saúde humana - os produtos orgânicos são mais saudáveis, não só porque estão isentos de produtos químicos e tem maior valor nutricional, mas também porque quando começamos a consumir produtos orgânicos voltamos ao modo de nos alimentarmos tradicional - home-made - e por isso mais saudável.

Assim, ao escolher orgânico estamos a usufruir de mais sabor, mantendo os químicos fora do prato. É também um acto de protecção das gerações futuras, ajudando a restabelecer o equilíbrio e a biodiversidade do planeta, evitando o desgaste dos solos, a deterioração das águas, a economia de energia e o monopólio das grandes companhias que dominam os mercados abastecedores mundiais.

SEMPRE QUE POSSÍVEL - ESCOLHA ORGÂNICO!

Mensagens populares