atum marinado em molho de tomate e alcaparras

Esta receita surgiu da minha contenda: sempre à procura de receitas para disfarçar o peixe, ou pelo menos evitar que saiam daquelas boquinhas alegres que almoçam comigo, um: - outra vez peixe!

Pois... e já tinha 2 rabos de atum fresco no congelador, à espera de inspiração, por isso decidi que tinha que me pôr a matutar no assunto.
Nos livros de culinária mais recentes nada encontrei que me inspirasse... mas num livro antigo que trouxe comigo na bagagem, e que foi publicado pela Vaqueiro, naquele sistema de «junte 100 selos e receba o livro grátis»... sim, sim... consegui juntar os tais selos ou lá o que era. É que isto foi há mais de 20 anos e a minha memória tem muitas falhas, de maneira que já não sei bem os trâmites da coisa!
Aliás, suspeito até que devo ter juntado imensos selos, pois tenho para aí uns 5 livros desta colecção.

Adiante... encontrei no tal livro de receitas básicas de peixe, a inspiração para esta versão muito bem condimentada, e cujos resultados foram um almoço tranquilo = sem reclamações!!!

ATUM MARINADO EM MOLHO DE TOMATE E ALCAPARRAS:

(a receita original chama-se: atum à la provençale)

Comecei por retirar os lombos de atum, deixando a espinha do meio. Cortei o atum em quadrados e coloquei num recipiente temperando de: sal, pimenta, sumo de um limão e tomilho. Deixei a marinar no frigorífico cerca de 4h.
Preparei um refogado de cebola, alho, louro, coentros e azeite. Juntei uma embalagem de tomate pelado picado e coloquei os quadradinhos de peixe, escorridos da marinada, em cima da tomatada. Reguei com um pouquinho de vinho branco e deixei em lume brando a apurar.
Retirei o atum para uma travessa aquecida e juntei 2 colheres de sopa de alcaparras ao molho, apurei e reguei por cima do atum. Servi com batata  e legumes cozidos.

E esqueci-me de tirar uma foto :-(


TRÊS COISAS IMPORTANTES PARA LEVAR O ATUM FRESCO À MESA:
1. É um peixe gordo saudável, por isso é importante para a saúde cardiovascular.
2. É muito rico em proteinas e vitaminas do tipo A, B e D, e omega-3.
3. É menos salgado e gorduroso que o atum de conserva.

Mensagens populares