um elogio ao mar português...



PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 6 de setembro de 2012

(...)  sendo um dos maiores tesouros da nossa terra lusa a boa comida, o bom peixe e o bom marisco, hoje arrisco-me a fazer uma pequena evocação aos produtos do mar salgado: peixes, moluscos e crustáceos.
A costa portuguesa, rica em fauna marítima de qualidade, tem vindo a ser cada vez mais valorizada pela nossa culinária, pelos nossos cozinheiros e pelos nossos turistas, e com todo o merecido mérito entenda-se. Quem não ouviu falar do reconhecimento do peixe português como o melhor do mundo?
Pois babem-se… não só pelo título distinto, como pela imagem que posso aqui evocar daquilo que sabemos fazer tão bem: um robalo escalado entre 2 batatas e meia dúzia de fios de feijão-verde… um polvo grelhado com batata assada, regado com muito alho e azeite…um arroz de marisco feito por encomenda e no ponto certo…
Mas, mais do que uma tentação para as papilas gustativas, aqui ficam antes os benefícios para a nossa saúde.
Os peixes de água salgada podem ser divididos em peixes gordos e magros, sendo que o consumo dos primeiros, tais como o salmão, o atum e a sardinha, são fundamentais para o provimento de nutrientes funcionais como os omega3. Já nos peixes magros, temos espécies como a pescada, o robalo, o bacalhau e os carapaus, e ainda a categoria dos mariscos, incluindo aqui os moluscos (mexilhões, vieiras, polvos) e os crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta).
Os peixes são ricos em vitaminas, sobretudo a A e a D, e minerais essenciais como o cálcio, fosforo, magnésio, iodo, selénio, zinco e ácidos gordos essenciais.
E para quem ainda está renitente, o peixe tem uma composição química semelhante à carne e proporções proteicas idênticas, mas de melhor qualidade, pois nele apenas se encontram gorduras saturadas, de fácil digestão, e todos os aminoácidos essenciais.
E assim, não posso deixar de vos relembrar como se pode fazer um clássico da nossa cozinha: um polvo à lagareiro, à maneira, para recordar os sabores atlânticos.

a receita está aqui:




Mensagens populares