salada mista de cuscuz



Prepare o cuscuz como se diz na embalagem, solte-o bem, deixe arrefecer e junte: uma maça aos quadradinhos, uma curgete ripada, um tomate sem sementes aos cubos, meia cebola em meia-lua, tâmaras secas picadas, uma beringela fatiada e grelhada com uma pincelada de azeite.

Faça um molho com ½ sumo de limão, sal, pimenta, tomilho e azeite. Agite bem e regue a salada. Adicione cebolinho, salsa, manjericão ou hortelã fresca, mexa e sirva à temperatura ambiente.



ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 20 de setembro de 2012

ALIMENTAÇÃO E QUESTÕES RESPIRATÓRIAS
Na lista de doenças que nos apoquentam nos dias de hoje, sobretudo nas faixas etárias mais baixas, e que estão a ser associadas ao tipo de alimentação que fazemos, temos as doenças do foro respiratório.
De forma aguda aparecem sob a forma de constipações, gripes e infeções do sistema respiratório (garganta, nariz, ouvidos). De forma cronica são as alergias localizadas e a famigerada asma.
As causas para estes distúrbios estão intimamente relacionadas com fatores ambientais como a poluição e a exposição a agentes poluentes e tóxicos, estilos de vida pouco saudáveis como a carência de exercício físico, falta de proximidade com a natureza, e uma alimentação desequilibrada do ponto de vista do reforço do sistema imunitário.
Alimentos com antioxidantes são fundamentais para aqueles que se enquadram no grupo de risco, tais como os poderosos antibacterianos – alho e cebola. E outros mais aprazíveis como o abacate, o kiwi, o limão, a cenoura, a beterraba e a abobora.
Optar pelo consumo de saladas e sopas ricas em legumes é sempre uma decisão acertada, assim como fazer uso de uma mão larga de ervas aromáticas e especiarias: gengibre, tomilho, salsa, orégãos, rosmaninho, canela, hortelã, anis. E o mel…
Depois, é preciso saber o que se deve evitar: alimentos açucarados, hidratos de carbono refinados e lacticínios, pois têm o condão de aumentar as secreções. E os corantes e conservantes artificiais que são especialmente nocivos nos casos crónicos.
Para os afetados pelo tormento da asma, saibam que alguns estudos indicam que a saúde da flora intestinal está relacionada com a asma, sendo que os probióticos (iogurtes e afins) desempenham um papel fundamental na sua manutenção e restauração.
E por fim, vá para a rua. Às horas pouco movimentadas e a sítios arejados e verdes. E leve as crianças, pois os ambientes fechados congestionam as cavidades nasais e criam o terreno ideal para as bactérias e as infeções proliferarem.
Posso ainda deixar algumas sugestões naturalistas como, tomar chá de funcho para a expectoração; ingerir muitos líquidos; comer snacks ligeiros de figos, amêndoas e tâmaras; fazer combinações de iogurte, mel, canela e frutas; uma maça por dia ou batata-doce para sobremesa.
 E a receita desta semana é uma salada de cuscuz com alguns alimentos aqui mencionados e outros que a vossa imaginação ditar.

Mensagens populares