back to nature (2 saladas)

O meu artigo para o jornal Tribuna de Macau, desta semana, vai chamar-se Regresso ao Natural...
Para quem ainda não sabe, escrevo todas as sextas um artigo de opinião e uma receita seleccionada num jornal de língua portuguesa em Macau.
Brevemente, talvez nas férias, irei publicar aqui no blogue os artigos na integra, para que possam dar uma espreitadela e fazer os vossos comentários.
Tenho andado a ler umas coisas sobre alimentação crudívora e inspirei-me para fazer esta semana duas saladas fantásticas. Ideais para fazer uma refeição leve, fresca e amiga do ambiente (sem gastos energéticos e consumo de proteínas animais).
Para as saladas os alimentos mais benéficos seriam os biológicos. Se conseguirem encontrar no supermercado, na mercearia mais perto, ou melhor ainda se puderem ir buscar à origem (estas recomendações são apenas para quem vive em Portugal, claro, em Macau isso é impossível – infelizmente - restando apenas o que os nossos fornecedores do supermercado nos conseguem colocar nas prateleiras).
Mas enfim, façam o melhor que poderem com o melhor que obtiverem, mas sobretudo ponham muito amor enquanto preparam os alimentos que é meio caminho andado para fazerem bem a toda a família.
Não acreditam? Eu acredito...
Os estados de amor e alegria e paz são geradores de energia própria que se transmite a tudo o que nos rodeia. Mas isto é outros dos meus interesses...
Ora bem, para além de frescas, as saladas são igualmente desintoxicantes, purificadores e cheias de vitaminas, minerais e fibras.
Aqui vão as duas experiencias desta semana. A primeira totalmente original e a segunda inspirei-me no blogue do Yuri Elkaim (crudívoro, professor de E.F.), se tiverem oportunidade vão espreitar: http://eatingforenergy.ca/blog/

SALADA DE PERA, PAPAIA E COTTAGE
Lave bem os legumes de folha verde que seleccionar (alface, espinafres, agrião, etc.)
Ripe as folhas para uma saladeira e junte tiras de pepino.
Corte uma pêra e uma fatia de papaia em cubos e adicione.
Regue de imediato com sumo de limão para não escurecer.
Junte azeitonas cortadas e 2 colheres de cottage chesse.
Envolva e deite mais umas gotas de limão se for necessário.
Sirva imediatamente para não perder as qualidades e o sabor.


SALADA DE ABACATE E MAÇA
Lave bem os legumes de folha verde que seleccionar (eu usei só alface desta vez), juntei também rodelas de cenoura, 2 tomates em meia-lua, sem sementes, 1 tira de pimento vermelho e amarelo às fatias (queimei a pele para a retirar e tornar menos indigesto), 2 chalotas em meia-lua, 1 maça e 1 abacate em meia-lua também. Regue de imediato com sumo de limão, tempere com pimenta moída na hora e azeite virgem.
Espalhe alguns pinhões por cima e fica soberba.

Mensagens populares