lentinhas com ovos

A minha amiga R. pediu-me umas receitas de lentilhas e andei a investigar durante alguns dias.
Continuo a achar que a sopa bate todas as alternativas que encontrei, por causa das crianças, mas se aí por casa também gostarem de feijoadas e de ovos escalfados, a receita que a seguir vos proponho é de longe melhor que a sopa.

É retirada da internet, com ligeiras adaptações. O paladar picante, como faço na feijoada, mas podem omitir a malagueta se assim o entenderem. Também decidi juntar algumas rodelas de linguiça de porco preto de produção caseira (um mimo que me trouxeram de Portugal), mas podem perfeitamente não utilizar carne nenhuma ou substituir a linguiça por produtos vegetarianos.

Recomendação prévia: esta não é uma receita rápida. Dêem-lhe, no mínimo, uma hora para apurar, para ficar bem cremosa e bem apetitosa…
Mas fiquei fã...
Agora é a vossa vez de experimentarem:

LENTILHAS COM OVOS
Colocar as lentilhas de molho durante cerca de 30 minutos antes de iniciar o preparado.
Entretanto lavar e cortar 1/2 alho francês em rodelas (se não tiver alho francês junte mais cebola ao refogado apenas).
Picar 1/2 cebola com 2 dentes de alho e colocar no tacho com azeite e uma folha de louro.
Deixar refogar e juntar as rodelas de linguiça e o alho francês.
Juntar 3 tomates pelados esmagados e ½ copo de vinho branco. Temperar com cominhos moídos, uma malagueta e pimenta.
Juntar as lentilhas escorridas e água quente até tapar as lentilhas. Cozinhar durante 45 minutos (no mínimo). Sempre que necessário, vá juntando água quente para não secar.
Quando as lentilhas estiverem macias (as lentilhas estão macias quando se desfazem ao toque) faça 2 a 3 cavidades no refogado e parta 1 ovo para cada uma delas. Deixe mais uns minutos ao lume até escalfar os ovos. Pique 2 ramos de salsa e decore.
Sirva com arroz branco cozido com grelos de couve cortados grosseiramente.


As Lentilhas:
São ricas em proteínas, fibras, cálcio e vitaminas. São bastante energéticas (hidratos de carbono) e por isso são aconselhadas a pessoas sem energia, nervosas e anémicas, com tensão alta, colesterol e problemas intestinais.

Comentários

Mensagens populares