lasanha de alcachofras


As alcachofras são uma planta espinhosa, da zona mediterrânica e foram consideradas ao longo dos séculos uma planta exótica e medicinal, por vezes até afrodisíaca. Apesar de não ser um ingrediente muito utilizado na cozinha portuguesa, fiquem a saber que os italianos são os maiores consumidores - talvez na pizza quatro estações - pois que é assim que elas entram frequentemente na minha casa também …
Em pequena, não me lembro de ter comido alcachofras alguma vez, lembro-me antes de ver apanhar as flores desta planta e, depois de secas, serem utilizadas para coalhar o leite. E sei que se podem usar diferentes partes desta planta para efeitos terapêuticas.
Quanto às suas qualidades nutricionais, as alcachofras são ricas em vitamina B, ácido fólico e fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, iodo e ferro. Tratam a fadiga e a anemia, equilibram a tiróide e o pâncreas, regulam o metabolismo, melhoram o apetite e dissolvem pedras dos rins e vesícula. Têm propriedades diuréticas, purificantes e desintoxicantes, sendo utilizadas como tónico purificador, pois ajudam o fígado a eliminar as toxinas do sangue. O seu efeito laxante alivia a prisão de ventre, sendo excelente para aqueles que têm dificuldades em fazer a digestão.  Aumenta as bactérias benéficas do intestino, e diminui as nocivas,  favorecendo assim uma flora intestinal saudável.
Como em Macau nunca encontrei frescas, recorro às embalagens de corações de alcachofra, para fazer umas variantes culinárias de vez em quando. Hoje deixo-vos uma receita vossa conhecida, a lasanha. Espero que apreciem e se tiverem receitas de alcachofras que queiram partilhar comigo, façam o mimoseio de me enviar os exemplares. Ficarei deveras agradecida, caros leitores.

LASANHA DE ALCACHOFRAS
Refogue meia cebola, 2 dentes de alho, um pé de cebolinho e uma raiz de coentros picada em 4 colheres de sopa de azeite. Junte 100 gr de bacon picadinho e deixe derreter. Junte ½ curgete aos quadradinhos, e as alcachofras lavadas, escorridas e laminadas. Junte 1 embalagem de molho de tomate com sabor a manjericão (ou faça você mesmo se tiver tempo), adicione 1 dl de leite e tempere de sal e pimenta. Tape e deixe apurar bem.
À parte faça um molho branco.
Vá dispondo as placas de lasanha em camadas alternadas com o molho de alcachofra e o molho branco, terminando com este. Leve ao forno a gratinar, polvilhado de queijo ralado.


PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU,  a 2 de março de 2012

Comentários

Mensagens populares