madalenas


Nas receitas de doces não sou muito dada a grandes modificações e aventuras, e ontem quando a minha filha me perguntou: o que é que mudaste na receita das Madalenas? - eu respondi: - nada!!

Mas depois pus-me a pensar e até mudei algumas coisitas, mas nada de importância, só para facilitar e só porque sim, porque eu não resisto mesmo a mudar sempre alguma coisa, normalmente porque não tenho o que é pedido ali à mão, outra vezes por intuição, e na maioria das vezes para simplificar os procedimentos Sou preguiçosa o suficiente na cozinha, que me perdoem os PRÓ...

No entanto, deixo-vos a receita tal como a apanhei, no livro "Chef Wan - baked treats", da colecção Mini Cookbooks:

MADALENAS
4 ovos
200 gr açúcar
raspa de 2 limões
185 gr manteiga
225 gr de farinha

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme amarelo, juntar a raspa dos limões, a manteiga amolecida e arrefecida e a farinha. Deixar a repousar no frio durante 1h. Deitar nas formas untadas até 3/4 do volume e levar ao forno a 190 gr., cerca de 12 minutos até alourar.


Agora as modificações, se quiserem aventurar-se:
- em vez da raspa usei 1/2 sumo de limão (simplesmente porque tinha usado a raspa na dose de Madalenas do dia anterior e só tinha limões depenados..);
- a manteiga não foi amolecida, simplesmente ponho pequenas colheradas na massa, posso fazer isto sem problema porque uso a maquina para amassar a massa e não "à mão";
- e por último, não diz em lado nenhum, mas quando tirei as Madalenas do forno polvilhei-as de açúcar baunilhado...

... e ficaram deliciosas, por isso tive que repetir a dose, hoje, outra vez!

Mensagens populares