salada de abacate com feta


ATRIBUTOS DO ABACATE
O abacate (avocado) é uma fruta da família das cerejas, mas que tem a forma de uma pera, e está habitualmente e erradamente associada ao mito da gordura. Talvez porque seja altamente calórico e energético, detendo um teor de proteínas superior a qualquer outro fruto.
Mas, apesar de ter na sua composição cerca de 30 gr de gordura, informo-vos de que é gordura «boa» - monoinsaturada - aquela que o organismo sabe utilizar de forma eficiente e que ajuda a regular o colesterol bom no organismo e a defender-nos de problemas cardiovasculares. Por outro lado, o abacate possui uma enzima - a lípase - importantíssima no processo de perca de peso, pois actua directamente nos depósitos de gordura do organismo, quebrando-a e facilitando a sua eliminação.
Na realidade, o abacate é muito mais... É um alimento YIN, com propriedades refrescantes e tranquilizantes. Um fruto altamente nutritivo pois que acumula 13 tipos de vitaminas e uma mão cheia de outros nutrientes.
O potássio que é 30% superior ao das bananas, e tem um papel importante na regulação da tensão arterial; a luteína que protege os olhos de várias doenças; antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário e neutralizam os radicais livres sendo favoráveis ao rejuvenescimento das células. E, para além disto, ainda são bons para combater o mau hálito, aliviar tensões pré-menstruais e maravilhosos para a pele, podendo ser aplicados directamente sobre ela.
Outro benefício do abacate é que facilita a absorção de carotenos dos alimentos, devendo assim ser combinado com frutos e vegetais de cor amarela e laranja.
E por fim, estando o verão no seu auge, nada melhor do que usarmos e abusarmos das saladas e dos frutos e vegetais crus e frescos.
Uma boa salada de abacate transforma-se numa refeição completa, não necessitando de qualquer outro complemento senão umas belas fatias de pão caseiro…
Bom apetite! 


SALADA DE ABACATE COM FETA

Lave e corte alface e espinafres frescos, ou outros vegetais para salada, e coloque numa saladeira fazendo um fundo verde.

À parte misture: tomate cereja em metades, coentros picados, azeitonas picadas. Acrescente o abacate cortado e previamente mergulhado em limão (para não escurecer). E termine com queijo Feta aos quadradinhos.

Tempere com azeite e vinagre balsâmico e sirva sobre a camada de folhas verdes e acompanhado de fatias de pão caseiro torrado.

ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 13 de julho de 2012

Mensagens populares