Publicidade sem Benefícios...
Não sei se isto será eticamente correcto ou não, mas na verdade a minha única intenção é partilhar, com quem estiver interessado, alguns dos bons produtos que vou encontrando em Macau.
Quando cheguei a Macau, há 31 anos, os supermercados e mercados não tinham a variedade de produtos que hoje nos chegam de diferentes partes do Globo - portugueses, australianos, americanos, franceses, e outros europeus, brasileiros, etc.
Para arranjar pão era o "cabo dos trabalhos" e para beber café era uma jornada pela cidade para ir aquele sitio especifico.
Depois, aos poucos, com a tal da globalização, e alguns comerciantes inteligentes começou a chegar cá, quase tudo... mais ainda depois da abertura dos grandes casinos que deram um projecção internacional a Macau!!!
Mas, mesmo assim, ainda há produtos de que eu ouço falar, ou leio neste ou aquele artigo, que seriam as melhores opções em termos de qualidade nutricional, mas que não consigo arranjar por cá... por isso, cada vez que aparece um deles no supermercado, faço uma festa e fico em alfa!!!
E daí esta ideia de mostrar aqui alguns desses produtos que vou descobrindo... e assim partilhar, coisas boas para "meter pela goela"...
O primeiro destes posts, não podia deixar de ser - OS VEGETAIS ORGÂNICOS...
CONCEPT H - MACAU
Uma loja de esquina, ali para o mercado da Mitra (paralelo à Rua do Campo), onde me abasteço semanalmente de produtos sazonais, orgânicos e com a menor pegada ecológica possível, pois não atravessam mundos e fundos, entre continentes para aqui chegar, vêm simplesmente daqui ao lado - de Hong Kong.
A Calista, a dona da loja, é um doce... e para além dos frescos tem ainda na loja alguns alimentos avulso e detergentes para encher a sua própria garrafa, desenvolve formação e educação de diferentes formas, tentando mudar um bocadinho o mundo para melhor... uma eco-guerreira!!!
Vale a pena visitar a loja e explorar o que lá se encontra.
MAS PORQUÊ ORGÂNICOS?
Serão mais saudáveis? Justifica a diferença de preço para os outros vegetais do mercado regular ?
Para mim justifica.
E a ciência apoia-me... quando comparados, em valor nutricional (por exemplo minerais e vitaminas), os produtos orgânicos superam a qualidade dos outros, porque são criados em solos mais ricos e mais sustentáveis, demoram o seu tempo natural a crescer e não são infestados de químicos e tóxicos. Portanto, quando os comemos também não ingerimos tantos pesticidas, herbicidas e etc. Logo, os nossos orgãos tem a vida facilitada porque não recebem /absorvem uma quantidade tão grande de produtos desnecessários ao nosso organismo e que as nossas células não reconhecem...
Para além disso, sabem melhor e torna-nos mais criativos, porque temos que cozinhar de acordo com que é da época e está disponível na horta... tal como antigamente!!!