Manteiga / Margarina ou nada?

Em Macau, encontrei recentemente a melhor manteiga de sempre:

#publicidadesembeneficios


Uma das dúvidas alimentares presentes à mesa, durante o meu crescimento, foi o dilema da Manteiga VS Margarina.... e parece que foi assim nas casas de muita gente.

Tudo começou quando a determinada altura se começou a demonizar as gorduras e a culpá-las das doenças do coração. Os média, e alguns cientistas, descobriam uma correlação que mais tarde e recentemente se veio a provar estar errada e isso desencadeou uma série de novos produtos - Fat Free, onde se incluem os cremes de barrar feitos a partir de óleos vegetais. - ... tanta Becel eu comia!!

A euforia total colocou nessa altura a manteiga e as outras gorduras saturadas no papel dos maus da fita, mas a realidade era bem diferente.

Ora vejamos, como são feitos estes cremes de barrar?

São feitos a partir de óleos vegetais extraídos das sementes de canola, milho, soja, girassol, cartâmo, etc.

No entanto, ao contrário das gorduras saturadas que podem ser extraídas da sua origem por processos simples e directos, a extração destes óleos é feita através de uma complexidade de processos químicos desde o aquecimento, utilização de solventes, desodorizantes (para retirar o cheiro decorrente dos processos anteriores), e de hidrogenação para tornar sólido os óleos vegetais quando colocados a baixas temperaturas. Mais ou menos assim:

😱😱

Já as gorduras naturalmente saturadas, como a manteiga e o óleo de coco - são produtos que solidificam, por si só, com o frio e são obtidos por processos simples e manuais.

MANTEIGA = leite de vaca >> separação da nata >> bater a nata com um pouco de sal

Mas precisamos de gorduras ou podemos prescindir delas? Precisamos de gorduras sim!!

A gordura no nosso corpo é composta por 97% de gorduras saturadas e mono-insaturadas, e 3% de gorduras poli-insaturadas. Acrescentemos ainda que as gorduras poli-insaturadas oxidam facilmente (estando na origem do envelhecimento precoce de células).

Ora, precisamos dessa gordura para várias funções vitais, como por exemplo, a reconstrução de células e a produção de hormonas. Daí que não podemos, nem devemos abdicar de uma dose razoável de gorduras saudáveis se queremos manter o corpo e o cérebro saudável.

E sim, já está provado que a obesidade não está associada ao consumo de gorduras (saudáveis) mas sim ao consumo de açúcar e de gorduras poli-insaturadas.

Eis a lista das melhores fontes de gordura saudável, que devemos adicionar aos nossos menus:

- óleo de coco

- abacate e óleo de abacate

- azeite

- sementes de chia e linhaça

- macadamia, nozes e outros frutos secos

- produtos lácteos: queijo fresco, kefir, iogurte e manteiga

- ovos, carne e peixe de origem orgânica, não processados e de pasto natural.


Toda esta informação foi pesquisada em: 

https://www.foodmatters.com/article/butter-vs-margarine


Mensagens populares