queijo caseiro

Resolvi dedicar-me agora ao queijo caseiro...
Morro de saudades do queijinho fresco português e estou cansada de comprar queijo amarelo...
O primeiro que fiz foi o Panner (queijo usado na culinária indiana) e depois de alguns conselhos com a minha amiga J. resolvi fazer um mais levezinho, parecido com o queijo fresco.
Não me atrevi ainda a alterar a receita que vi num livrinho antigo de cozinha vegetariana indiana, pois é demasiado simples e funciona bem. Para além de ser super-rápido... Mas já andei a investigar por aí umas outras receitas e um dia destes ponho mãos à obra...

A base de confecção é a mesma para os dois tipos de queijo:
1 litro do leite gordo
1 colher de sopa de vinagre
Ferver o leite e mal levanta fervura apagar. Juntar o vinagre e deixar repousar 15 minutos.
Deitar o composto através de um saco ou pano de linho para escorrer o soro.


 
PANNER

Deixar escorrer bem o soro e formar uma bola com a massa resultante. Fechar o saco e colocar numa taça com peso por cima para escorrer bem. Retirar do saco e cortar em cubos.

Este queijo usei mais tarde numa salada com tomate cereja aos cubos, mangericão, sal, pimenta e regado de azeite caseiro.
Pode fazer também o panner com espinafres ou servir em fatias pois corta-se bem em qualquer formato.



QUEIJO FRESCO

Deixar escorrer bem o soro, com a ajuda da mão a apertar o saco. Depois colocar a massa resultante em formas de gelatina (com 2 aberturas) ou formas de queijo fresco e deixar num prato, no frigorífico, até à hora de servir. Desenformar e temperar de sal e pimenta.

Mensagens populares