snacks matinais e uns muffins rápidos de pequeno-almoço


PUBLICADO EM: JORNAL TRIBUNA DE MACAU, a 13 de maio de 2011
SNACK MATINAL
Desta vez trago uma receita que experimentei no último feriado. Trata-se de uns muffins cuja receita original encontrei num livro australiano e que resultou nesta variante mais simples. Para além de serem rápidos de preparar, levam na sua base uma serie de ingredientes «obrigatórios» ao pequeno-almoço.
Sem fugir muito deste tema queria explorar a ideia do snack matinal saudável, pois por vezes estraga-se o que se fez de manhã cedo, com algumas intervenções menos próprias, quando dá aquele ratinho na barriga a meio da manhã.
Em primeiro lugar arroguemos que os snacks são importantes para manter os níveis de energia equilibrados durante o dia e para não chegarmos às refeições principais num tal estado de desalento que cometemos todos os disparates possíveis e inimagináveis.
Começando pelos proibidos: coisas de pacote! - Ou seja, snacks tipo chips, bolachas, etc…
Claro que se o pacote tiver fruta desidratada ou seca, bolachas sem elevado teor de sal, açúcar ou manteiga, não é mau.
O ideal é uma frutinha, pois devemos comer 5 peças de fruta por dia e elas podem, e devem, ser distribuídas de forma equilibrada pelas diferentes refeições.
Uma sanduíche caseira, com qualquer coisa verde, de preferência, também cai bem.
Outras ideias: talos de cenouras, pepino ou outros legumes; iogurte ou chá de flores; pipocas caseiras ao natural; um ovo cozido; frutos secos como passas, pêssegos, manga, e algumas nozes, amêndoas ou outras oleaginosas - pode fazer a sua mistura em casa e levar uma pequena dose diária.
Claro que também pode levar um destes muffins deliciosos, se sobrar do pequeno-almoço:

MUFFINS RÁPIDOS
150 gr de farinha
50 gr de flocos de aveia
½ colher chá de fermento
1 colher chá de canela
50 gr de passas de uva
30 gr de açúcar amarelo
50 ml de óleo de girassol ou canola
75 ml de iogurte natural
75 ml de leite
1 ovo
1 banana esmagada
½ maça ralada
1 pitada de essência de baunilha

Junte os 6 primeiros ingredientes num recipiente (os secos) e mexa. Junte os restantes 6 ingredientes num recipiente (os molhados) e mexa até obter uma pasta homogénea. Integre os dois elementos de forma suave.
Deite o preparado em formas de queque untadas e leve ao forno durante 20 minutos.
Nota: se quiser ganhar tempo deixe de véspera os secos misturados e os molhados num frasco no frigorífico. De manhã é só juntar, levar ao forno e está pronto menos de 25 minutos.

Mensagens populares