as massas

As massas são uma das minhas perdições culinárias: rápidas, nutritivas, adaptáveis, coloridas...
Cá em casa todos gostam e ninguém reclama quando é massa, massinhas, esparguete, laçarotes, cotovelos e afins... por isso, duas a três vezes por semana há massa na ementa!
Tanto pode ser uma receita nova pesquisada nos meus livros ou na internet, como pode ser uma especialidade inventada na hora, com os ingredientes disponíveis, ou então a repetição daquelas que já fazem parte da lista das preferidas e que são solicitadas pelas crianças mais vezes: bolonhesa, carbonara, lasanha, com cogumelos ou com espinafres...

E no que respeita à qualidade das massas, experimentem usar as massas integrais:
Pois as massas integrais são mais saudáveis que as massas brancas, contêm mais fibra e são mais ricas nutricionalmente. São de fácil digestão e lenta assimilação, logo, demora mais tempo a voltarmos a ter a sensação de fome, e alem disto tudo, não engordam.

Se aí por casa houver reclamações pode sempre começar-se por fazer uma mistura de 1/2 por 1/2 com as duas qualidades. E depois gradualmente vai-se substituindo a massa branca pela integral até se conseguir servir uma refeição completa desta qualidade.



Aqui vai uma sugestão simples mas de sabor intenso, quer pela quantidade de alho utilizado, quer por ter decidido aproveitar 2 fatias finissimas de presunto que tinham sobrado das últimas pizzas:

PENNE INTEGRAL COM COGUMELOS E BRÓCOLOS
Cozer a massa em água abundante, escorrer e reservar regando com azeite e alho fresco picado.
Fazer um refogado com alho (pode juntar aqui os pedacinhos de presunto fatiado), juntar os cogumelos cortados em pedaços, salsa picada e temperar de sal e pimenta.
Cozer os brocólos a vapor e separar em pequenos raminhos, juntar à massa e ao preparado de cogumelos.
Envolver tudo com cuidado para não partir os brocólos e servir.

Mensagens populares