tarte de agrião

Estava farta, fartinha, da massa folhada das minhas tartes... porque tem gordura a mais, porque é fabricada com montes de conservantes e E330 e coisa e tal...e porque já estava enjoada de ser sempre o mesmo sabor. Na verdade já tinha andado a ver outras receitas de massa, mas achei-as tão dificeis que voltava sempre à pratica folha de massa folhada congelada - pronta a usar.
Ora, neste verão a Tia São fez uma tarte deliciosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que tinha uma massa crocante, areada e de sabor inconfundivelmente caseiro. Fiquei rendida...
... e ela lá acabou por me passar algumas dicas da sua receita, que eu memorizei.

Hoje decidi que estava na hora de fazer experiencias - a ver se resultava nalguma coisa, jeitosa, pelo menos... Afinal de contas, a experiencia nem correu mal e acho que ficou bem, que acham?

TARTE DE AGRIÕES

MASSA:
6 colheres de sopa de farinha
6 colheres de sopa de água morna
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de azeite
Misture tudo e forre a forma com a massa.

RECHEIO:
1/4 de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
2 fatias de bacon picado
1 molho de agriões cozidos e picados
1 ovo
1/2 pacote de natas
sal e pimenta
Refogue a cebola, junte o bacon, acrescente o agrião e refogue.
Retire do lume e junte o ovo batido com as natas.
Verta sobre a massa e leve ao forno 200º, durante 30 minutos.

CRIANÇAS NA COZINHA:
...elas gostam mesmo é de meter a mão na massa, por isso deixe-as fazer a bola de massa e forrar a forma ou tarteira.
Dependendo da idade e da habilidade podem colaborar em tudo o resto, desde que devidamente acauteladas as questões dos objectos cortantes e as queimaduras.
Pessoalmente eu apenas tenho cuidados extremos com o forno que provoca queimaduras dolorosas, mas no fogão - com supervisão apertada - já vou deixando que eles façam as alquimias que querem.

Mensagens populares