ervilhas com ovos escalfados e farinheira

Adoro ovos escalfados com ervilhas, mas cá em casa ninguém me acompanha...
Por isso faço este prato apenas de vez em quando, para matar saudades, e obrigo as crianças a comer a famosa colher de sopa cheia de ervilhas para lhes ir moldando o paladar... e porque as ervilhas são altamente nutritivas.
  • São altamente nutritivas porque têm proteinas completas (não precisa acrescentar carne de forma nenhuma a qualquer prato à base de ervilhas).
  • Tem também uma bela selecção de vitaminas e sais minerais importantes para a reconstituição dos orgãos e tecidos.
  • São de fácil digestão (logo, podem ser comidas ao jantar...) e dizem-se benéficas para o coração, sistema nervoso e também durante a gravidez.
Desta vez resolvi experimentar uma versão mais à portuguesa (pelo sabor, não pela originalidade da receita), juntando umas rodelas de farinheira, daqueles mimos que me mandam de Portugal de vez em quando:

ERVILHAS COM OVOS ESCALFADOS E FARINHEIRA:
Refogue uma pequena cebola com 2 dentes de alho, louro e azeite.
Junte as rodelas de farinheira, sem pele.
Acrescente um tomate fresco aos cubos e 2 tomates pelados picados. As ervilhas e 1/2 copo de água, algumas ervas secas.
Quando estiver apurado, faça umas pequenas covas no refogado e deite em cada uma delas um ovo inteiro.
Deixe cozer o ovo e acrescente coentros frescos.
Sirva com arroz branco ou de manteiga.


 
Publicado a 12/06/2010
e
Actualizado a 03/12/2011
No dia 11 de novembro de 2011, escrevi um artigo no JORNAL TRIBUNA DE MACAU, acompanhado por esta receita de ervilhas, e que tinha por titulo INSISTA... referindo-se ao facto de termos a obrigação de insistir com os nossos filhos para que comam aquilo que é mais saudável e benéfico para a sua saúde, mesmo que a início não gostem... e que passa a transcrever:

INSISTA…
Vou contar-vos a história das ervilhas e depressa ficarão a perceber a conversa do Insista…
Do quarteto cá de casa só eu gostava das ditas bolinhas verdes. E, diga-se de passagem, adoro um prato tão elementar como ervilhas e ovos escalfados.
Diz a literatura que as ervilhas são um alimento rico e completo em proteínas e vitaminas do grupo B e A, fibras e hidratos de carbono; essenciais ao bom funcionamento do coração, sistema nervoso e intestinos; logo, ambiciono que elas estejam na lista de alimentos: A GOSTAR… E, portanto, vou insistindo em vários manjares com a sua comparência.
Mas, em alguns pratos as benditas são facilmente recolhidas num montinho à parte, sendo crítica a sua transição para a goela. Por isso, as tais ervilhas com ovos escalfados têm uma missão muito particular e aparecem à nossa mesa de quando em quando.
Aos poucos, o compincha mais pequeno, e o mais gourmet de todos nós, começou a provar e a gostar, e já pertence ao clube da ervilha. Já outros elementos do quarteto… andamos nisto vai para «séculos»: - vá lá, só uma colher de sopa de ervilhas, ok?!…
Mas, de repente, deu-se por vencida a batalha. Entre outras sugestões para almoço alguém decidiu escolher as ervilhas… Vitoria, vitoria! E  ainda remata com um: - se queres que eu coma ervilhas tem que ser assim, que é como eu gosto!
Gosta? Afinal já gosta de ervilhas!!!  
Posto isto, a moral da história é esta: insista. Se acredita que certos alimentos são importantes, insista, até conseguir o resultado que quer e que é tão-somente mais uma pequena conquista na criação de hábitos saudáveis e que fiquem para o resto da vida deles.
Mais batalhas estão na calha para ser vencidas: a dos cogumelos, a do tofu, enfim… o que importa é que o cardápio vá ganhando vulto gradualmente, não é assim?

Mensagens populares